Topo

Polícia revisa segurança para Euro 2016 após erros na final da Copa da França

Franceses recebem a Euro 2016 em meio a temor por atentados no país - Thibault Camus/AP
Franceses recebem a Euro 2016 em meio a temor por atentados no país Imagem: Thibault Camus/AP

Da EFE, em Paris

23/05/2016 10h05

O chefe regional de Polícia do departamento de Seine-Saint Denis, Philippe Galli, admitiu nesta segunda-feira que houve erros de segurança durante a final da Copa da França, o que obrigou as autoridades a revisar o dispositivo que será usado durante a disputa da Eurocopa 2016.

A partida, disputada no sábado, e que terminou com vitória do Paris Saint-Germain sobre o Olympique de Marselha por 4 a 2 no Stade de France, registrou aglomerações nos postos de controle e revistas pouco rigorosas, indicou Galli à emissora Europe 1.

"O sistema cedeu em alguns pontos. Vamos ter que consertá-lo", indicou chefe regional de Polícia, que ressaltou que as aglomerações que ocorreram nas saídas dos trens que levam os torcedores ao estádio não eram aceitáveis e apresentam um verdadeiro risco.

Galli explicou que a redução dos acessos ao estádio após os atentados terroristas de Paris concentrou os torcedores em poucas regiões. Além disso, a instalação de uma dupla barreira de segurança complicou a situação.

"As medidas de segurança solicitadas pela Uefa não parecem estar a ponto de iniciar algo nada adaptado e correm o risco de aumentar o risco em vez de diminuí-lo", afirmou à Europe 1 Jean-Christophe Lagarde, deputado de Seine-Saint Denis.

A Eurocopa será disputada entre os dias 10 de junho e 10 de junho na França, que espera receber 2,5 milhões de torcedores, além de mais de 7 milhões de visitantes nas fan zones.

Consciente do desafio, as autoridades da França decidiram ampliar o estado de emergência declarado na madrugada dos atentados que provocaram a morte de 130 pessoas em Paris e Saint-Denis até o fim de julho, um período que engloba a disputa do torneio.