Topo

Sistema "Hawk Eye" será utilizado na linha de gol durante a Copa América

Kimimasa Mayama/EFE/EPA
Imagem: Kimimasa Mayama/EFE/EPA

Da EFE, em Chicago

25/05/2016 17h14

 O Comitê Organizador Local da Copa América selecionou o sistema "Hawk Eye" para ser utilizado na linha de gol em todas as partidas da próxima edição do torneio, que será disputado entre os dias 3 e 26 de julho, nos Estados Unidos.

O mecanismo, que funciona a base de câmeras, será instalado nos 10 estádios que receberão jogos da Copa América antes de a bola rolar no dia 3 de junho no Levi's Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, para EUA e Colômbia, em jogo válido pelo Grupo A.

A Hawk Eye foi a primeira empresa a receber a licença Fifa GLT e é considerada como a fornecedora da tecnologia de gol mais precisa, confiável e testada do mundo.

O sistema foi usado durante a Copa do Mundo Feminina de 2015, disputada no Canadá, e também é utilizado por algumas das principais competições do mundo, incluindo os campeonatos Inglês, Alemão, Holandês e Italiano.

O mecanismo utiliza sete câmeras em cada gol e um programa que acompanha o movimento dentro da área. A aplicação de técnicas e software para processar as imagens permite que, em menos de um segundo, se possa comprovar se a bola ultrapassou a linha ou não. Uma vibração e sinais visuais são mandados para os árbitros.

Todo o processo demora em menos de um segundo, desde o momento em que o gol foi marcado até a informação sobre o lance ser recebida pela equipe de arbitragem em seus relógios.