Topo

LeBron brilha em Toronto e leva os Cavs de volta às finais da NBA

28/05/2016 06h52

Toronto (Canadá), 27 mai (EFE).- O ala LeBron James viu seu desejo do início da temporada ser cumprido nesta sexta-feira depois que sua equipe, o Cleveland Cavaliers, garantiu classificação para as finais da NBA, pelo segundo ano consecutivo, após eliminar o Toronto Raptors por 4 a 2 na série de melhor de sete e garantir o título da Conferência Leste.

Os Cavaliers venceram hoje o Toronto Raptors, no Canadá, por 113 a 87, com mais um show de LeBron, que terminou a partida com um double-double de 33 pontos e 11 rebotes, além de seis assistências e três tocos, em 41 minutos de ação.

Ninguém dentro da defesa dos Raptors foi capaz de fazer frente a seu poderio físico, sua qualidade técnica e seu desejo de ter novamente a oportunidade de lutar com os Cavaliers pelo desejado título que ainda não pôde conseguir para a franquia, e que seria a cereja do bolo de sua carreira, depois que decidiu deixar Miami, onde levantou o título da competição por duas vezes, e voltou ao time de Ohio.

A vitória colocou os Cavaliers nas finais da NBA pela terceira vez em sua história e seu rival será o campeão da Conferência Oeste, cujo título está entre o atual campeão Golden State Warriors e o Oklahoma City Thunder, que lidera a série por 3 a 2 e pode se garantir na grande final neste sábado, se vencer o time californiano.

Ao lado de LeBron, o armador Kyrie Irving também brilhou ao anotar 30 pontos, nove assistências e três roubadas de bola, enquanto o ala-pivô Kevin Love obteve um double-double de 20 pontos e 12 rebotes.

Além disso, o ala-armador J.R.Smith também contribuiu para a vitória dos Cavs ao marcar 15 pontos, com direito a cinco bolas de três em oito tentativas, e completou a lista dos quatro jogadores dos Cavaliers com números de dois dígitos.

LeBron reconheceu que toda a equipe vem fazendo um grande trabalho nesta temporada, mas afirmou que sente grande admiração e reconhecimento pelos desempenhos de Irving e Love, que conseguiram superar muitos problemas com lesões e voltaram a mostrar um grande basquete.

Os Cavaliers sempre estiveram no controle do jogo e do placar, e foram para o intervalo com a vantagem parcial de 55 a 41. No terceiro período, o time de Ohio não diminuiu o ritmo e seguiu administrando a vantagem até que, faltando pouco mais de três minutos para o fim da parcial, Love anotou uma bola de três que deixou o placar em 78 a 57, uma diferença que praticamente definiu a partida.

Os Raptors, no entanto, seguiram na luta para diminuir a vantagem dos adversários, com destaque para o armador Kyle Lowry, que anotou 15 de seus 35 pontos apenas no terceiro quarto. A equipe canadense emplacou uma sequência de 17 a 8, reduzindo a diferença na parcial para 86 a 74. Porém, no último período, os Cavs voltaram a controlar o jogo e, no fim, puderam comemorar seu segundo título consecutivo de campeões da Conferência Leste.

Os Raptors, que tiveram o mérito de disputar nada menos que 15 partidas durante a fase final, alcançaram o objetivo de chegar a sua primeira final de conferência, mas nunca tiveram chances reais de superar os Cavs e lutar pelo título da NBA.

Isso aconteceu, principalmente, porque a equipe canadense dependeu muito da atuação de dois jogadores, Lowry e DeMar DeRozan, que na noite de hoje somou 20 pontos.

Os pivôs, o congolês Bismack Biyombo, que saiu de titular, e o lituano Jonas Valanciunas, apresentaram nove e oito rebotes, respectivamente, e foram os melhores dentro da área pintada, mas sua contribuição não foi suficiente para superar a inspiração e conter o poder físico de LeBron James.