Topo

Presidente da federação uruguaia diz que Copa América nos EUA foi um erro

06/06/2016 20h00

Wilmar Waldez, presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), afirmou nesta segunda-feira (6) que a decisão de disputar a edição comemorativa pelo centenário da Copa América, nos Estados Unidos, foi um erro.

"A Conmebol se equivocou ao celebrar um torneio desta natureza, a competição de seleções mais antiga do mundo, do futebol sul-americano, aqui nos Estados Unidos, onde ficou claro que está tudo armado para o México", disparou o dirigente, em entrevista à rádio Sport 890, do Uruguai.

Para Waldez, a competição sofre com forte influência da emissora de televisão Univision, americana que transmite toda a programação em língua espanhola. Além disso, garantiu que a escolha da sede não atendeu aspectos esportivos.

"Com muito pesar, e admitindo minhas responsabilidades como integrante do Comitê Executivo da Conmebol, acho que erramos e que a Conmebol errou. Poderá ser uma grande Copa do ponto de vista do marketing, do show, mas o futebol sul-americano não é isso", garantu o uruguaio.

O presidente da AUF ainda comentou o erro de ontem da organização, antes do duelo com o México, em que o hino do Chile tocou no lugar do hino do Uruguai, no Estádio da Universidade de Phoenix, em Glendale.

"Passamos o primeiro tempo sem ver a partida, porque estávamos discutindo com os responsáveis. Exigimos imediatamente um pedido público de desculpas, ainda durante o jogo. Foi realmente uma vergonha", revelou.

A seleção uruguaia voltará a campo na Copa América nesta quinta-feira, para enfrentar a Venezuela, no estádio Lincoln Financial Field, na Filadélfia.