Topo

Zika faz número 1 do mundo no golfe desistir de participar dos Jogos do Rio

28/06/2016 12h08

Redação Central, 28 jun (EFE).- Líder do ranking mundial de golfe, o australiano Jason Day anunciou nesta terça-feira que não participará do Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, devido ao temor de ser infectado pelo vírus da zika.

"Especialistas confirmaram que competir no Rio pode provocar risco para a saúde da minha família e para a minha. Ellie, minha esposa, e eu fomos abençoados com dois filhos maravilhosos e saudáveis. Nosso plano é ter mais", diz comunicado divulgado pelo atleta.

Campeão no ano passado do PGA Championship, um dos quatro principais torneios do circuito de golfe, os australiano lamentou não poder realizar um sonho, no retorno do esporte ao evento poliesportivo após 112 anos.

"Sempre foi meu grande objetivo disputar os Jogos, para defender meu país, mas jogar golfe não pode estar acima da segurança da minha família. Não quero assumir esse risco", explicou.

Day revelou que a decisão que classificou como "difícil" já foi informada ao Comitê Olímpico local e aos responsáveis pela equipe de golfe australiana.

"Espero que todos os amantes do golfe e dos Jogos respeitem e entendam minha posição", escreveu.

Há pouco menos de uma semana, o norte-irlandês Rory McIlroy - que defenderia a equipe da Irlanda -, quarto colocado do ranking mundial, também anunciou que ficará fora dos Jogos por causa do vírus da zika.

O reserva imediato do golfista, Graeme McDowell, cuja esposa está grávida, também já anunciou que não disputará o torneio olímpico no Rio de Janeiro pelo mesmo motivo.