Topo

Campeão mundial em 2014, Schweinsteiger deixa a seleção alemã

Eurocopa foi a última competição disputada por Schweinsteiger pela Alemanha - Alexander Hassenstein/ Getty Images
Eurocopa foi a última competição disputada por Schweinsteiger pela Alemanha Imagem: Alexander Hassenstein/ Getty Images

Da EFE

Em Berlim (Alemanha)

29/07/2016 06h01

O capitão da seleção da Alemanha, Bastian Schweinsteiger, anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria da equipe dirigida pelo técnico Joachim Löw, através de um comunicado divulgado em sua conta no Twitter.

"Queridos fãs da seleção nacional: acabo de comunicar ao técnico que não me chame para futuras convocações, já que quero me retirar da equipe", afirmou o campeão do mundo em 2014, no Brasil.

Depois de agradecer aos torcedores, a Federação Alemã de Futebol (DFB), ao técnico e a seus companheiros, Schweinsteiger lembra que disputou 120 partidas com a camisa da Alemanha e citou a decepção por não conseguir ganhar o título da última edição da Eurocopa, disputada na França.

"Joachim Löw sabe o que significava para mim a Eurocopa da França, queria ganhar o título que a Alemanha não conquista desde 1996", prosseguiu.

Schweinsteiger, de 31 anos, e atualmente no Manchester United, também se refere à façanha "histórica" e "emocional" conseguida na Copa do Mundo do Brasil e acredita ser o mais "correto" e "sensato" deixar agora a seleção.

"Foi uma honra jogar por todos vocês, obrigado por tudo que vivi neste tempo", finalizou Schweinsteiger.

Repercussão

Um dos ex-companheiros de Schweinsteiger na seleção alemã, Podolski deixou uma mensagem ao amigo no Facebook junto à selfie tirada com a conquista da Copa do Mundo de 2014.

"Irmão, melhor amigo, companheiro, parceiro de quarto e campeão do mundo. Juntos, nós provavelmente jogamos mais de 100 partidas, pelo menos! Vestir a camisa da Alemanha é a maior honra e nós fizemos isso juntos em 4 torneios europeus e 3 Copas do Mundo. Eu apreciei cada momento dentro e fora do campo com você. O nosso maior momento nós compartilhamos, e nenhum de nós pode descrevê-lo, ganhando a Copa do Mundo em conjunto, a quarta estrela. Obrigado por sempre ser um líder, obrigado por sempre dar tudo para o seu país e obrigado por fazer parte deste selfie lendária.