Topo

Campeão da Euro, atleta veterano sai do Monaco, mas descarta aposentadoria

Ricardo Carvalho sai do Monaco após três temporadas - EFE/EPA/MARIO CRUZ
Ricardo Carvalho sai do Monaco após três temporadas Imagem: EFE/EPA/MARIO CRUZ

Da EFE

09/08/2016 17h30

Campeão recentemente da Eurocopa com Portugal, Ricardo Carvalho não seguirá no Monaco, que revelou nesta terça-feira (9) que não exercerá a opção de renovação por um ano do contrato do zagueiro.

Segundo a imprensa portuguesa, o vice-presidente do Monaco, Vadim Vasilyev, confirmou que o jogador, de 38 anos, não vai permanecer no clube.

Contratado pelo Monaco junto ao Real Madrid em 2013, Ricardo Carvalho ainda não sabe qual será seu próximo destino, mas disse que, por enquanto, não pensa em se aposentar, apesar da idade.

Mesmo veterano, ele atuava com frequência no time comandado por seu compatriota Leonardo Jardim.

O zagueiro, que chegou a ser considerado um dos melhores do mundo na década passada por sua excelente colocação e capacidade de antecipação, foi formado pelo Porto e pelo Amarante, e depois teve passagens por Vitória de Setúbal e Alverca, em Portugal.

Do Alverca, ele retornou ao Porto, com o qual ganhou quase todos os títulos possíveis entre 2001 e 2004, entre eles uma Copa da Uefa (2003) e uma Liga dos Campeões (2004). Em ambos os casos, dirigido por José Mourinho.

Do Porto, Ricardo Carvalho foi para o Chelsea, no qual permaneceu por seis temporadas, ganhando títulos como o do Campeonato Inglês (em 2005 e 2006).

Na sequência, atuou no Real Madrid, na época sob as ordens de Mourinho, com o qual venceu a Liga de 2012.

Com a seleção, da qual esteve afastado por três anos por causa de um atrito com o então técnico Paulo Bento, jogou 89 vezes e participou das Eurocopas de 2004 (vice-campeão), de 2008 e 2016 (campeão). Ricardo Carvalho também participou das Copas do Mundo de 2006 e do 2010.