Topo

Ucrânia estaria estudando boicotar Copa do Mundo de 2018, diz jornal russo

Estádio Luzhniki receberá a partida inicial da Copa 2018 - Maxim Marmu/AFP
Estádio Luzhniki receberá a partida inicial da Copa 2018 Imagem: Maxim Marmu/AFP

EFE

07/09/2016 15h49

A Ucrânia pode boicotar a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia, em caso de classificação, publicou nesta quarta-feira o jornal russo "Izvestia", que credita a informação a fontes da federação nacional de futebol do país vizinho.

"Os dirigentes estão estudando uma variante em que o país renunciaria voluntariamente a participar do Mundial, em caso de a seleção nacional conseguir vaga", disse a pessoa consultada pelo veículo russo.

A Federação Ucraniana de Futebol, através do porta-voz Aleksandr Glivinsky, negou as informações, e as classificou como "invenções". Já o representante da Fifa para as nações do antigo bloco soviético, Valeri Chujri, garantiu que os rumores são "grosseira manobra" de políticos da Ucrânia.

A seleção que disputou apenas a Copa do Mundo de 2006, agora comandada pelo ex-jogador Andrey Schevchenko, está no grupo I das Eliminatórias europeias, e encararam Islândia, Croácia, Turquia, Finlândia e Kosovo.

Os dois países estão em conflito desde o início de 2014, devido a anexação da região da Crimeia, no território ucraniano, que está sob intervenção militar pela Rússia. Além disso, Moscou é apontada como responsável por um levante separatista no leste da Ucrânia.