Topo

Menos previsível, Bola de Ouro da "France Football" tem indicados revelados

24/10/2016 17h47

Redação Central, 24 out (EFE).- A revista "France Football" anunciou nesta segunda-feira, a conta-gotas, os 30 indicados ao prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo em 2016, em lista final que conta com Neymar como único brasileiro e que mostra o domínio dos clubes espanhóis na atualidade.

Este é o primeiro ano da disputa de craques após o "divórcio" entre a publicação esportiva francesa e a Fifa, já que entre 2010 e 2015 houve unificação, com a entidade entregando o troféu em sua sede e fazendo toda a divulgação dos concorrentes e vencedores.

A "France Football" anunciou os 30 nomes em listas de cinco, desde a madrugada até o início da tarde de hoje (no horário de Brasília). Entre outros, como era de se esperar, estão o argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

A dupla mantém hegemonia há oito anos, mesmo antes da unificação, sem deixar que qualquer outro jogador seja eleito como melhor do mundo. CR7 venceu a disputa revista e pela Fifa em 2008, e depois arrebatou a premiação única em 2013 e 2014.

Messi também conseguiu levar a melhor em um ano de dois troféus entregues, o último até hoje, em 2009, e depois ergueu o troféu único em 2010, 2011, 2012 e 2015.

No ano passado, o "intruso" da final do prêmio foi Neymar, que ficou em terceiro lugar na segunda temporada atuando pelo Barcelona. Neste ano, o brasileiro não é considerado um dos favoritos, ficando atrás nas apostas para os dois vencedores habituais e também para o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, pelo menos.

A esperança do camisa 10 da seleção brasileira é que o Bola de Ouro da "France Football", historicamente, é menos previsível do que as honrarias da Fifa, que costumam premiar os atletas que conquistam o maior título da temporada, seja por clube, nas Liga dos Campeões da Europa, ou seleção, na Eurocopa ou Copa do Mundo.

A publicação, que elege através de votação entre jornalista, já surpreendeu, como ao escolher o alemão Matthias Sammer, em 1996, enquanto a entidade apontou Ronaldo como o grande destaque do ano, ou em 2001, quando o inglês Michael Owen levou a melhor, mas para a federação internacional, o vencedor foi o português Luís Figo.

Nos 19 anos em que houve dois prêmios entregues, em sete dois jogadores diferentes foram escolhidos.

O grande vencedor do prêmio Bola de Ouro da "France Football" será anunciado no dia 13 de dezembro deste ano, sem que antes sejam destacados três finalistas. A Fifa, por sua vez, ainda não divulgou detalhes da sua escolha de melhor do ano, que deverá ter o escolhido anunciado já em 2017.



Confira todos os indicados ao prêmio Bola de Ouro, da "France Football":.



Sergio Agüero (Argentina - Manchester City).

Pierre-Emerick Aubameyang (Gabão - Borussia Dortmund).

Gareth Bale (País de Gales - Real Madrid).

Gianluigi Buffon (Itália - Juventus).

Cristiano Ronaldo (Portugal - Real Madrid).

Kevin De Bruyne (Bélgica - Manchester City).

Paulo Dybala (Argentina - Juventus).

Diego Godin (Uruguai - Atlético de Madrid).

Antoine Griezmann (França - Atlético de Madrid).

Gonzalo Higuain (Argentina - Napoli e Juventus).

Zlatan Ibrahimovic (Suécia - Paris Saint-Germain e Manchester United).

Andrés Iniesta (Espanha - Barcelona).

Koke (Espanha - Atlético de Madrid).

Toni Kroos (Alemanha - Real Madrid).

Robert Lewandowski (Polônia - Bayern de Munique).

Hugo Lloris (França - Tottenham).

Riyad Mahrez (Argélia - Leicester).

Lionel Messi (Argentina - Barcelona).

Luka Modric (Croácia - Real Madrid).

Thomas Müller (Alemanha - Bayern de Munique).

Manuel Neuer (Alemanha - Bayern de Munique).

Neymar (BRASIL - Barcelona).

Dimitri Payet (França - West Ham).

Pepe (Portugal - Real Madrid).

Paul Pogba (França - Juventus e Manchester United).

Rui Patricio (Portugal - Sporting).

Sergio Ramos (Espanha - Real Madrid)

Luis Suarez (Uruguai - Barcelona).

Jamie Vardy (Inglaterra - Leicester).

Arturo Vidal (Chile - Bayern de Munique).