Topo

Morre ex-jogador Gabriel Badilla, de 32 anos, durante prova de 10 quilômetros

Gabriel Badilla (dir) comemora gol da Costa Rica na Copa de 2006 - EFE/Robert Ghement
Gabriel Badilla (dir) comemora gol da Costa Rica na Copa de 2006 Imagem: EFE/Robert Ghement

Das agências internacionais

Em San José (Costa Rica)

20/11/2016 14h37

O ex-zagueiro costa-riquenho Gabriel Badilla, de 32 anos, que participou da Copa do Mundo de 2006, morreu neste domingo enquanto participava de uma corrida de 10 quilômetros em Lindora, a cerca de 10 quilômetros de San José.

A Cruz Vermelha informou aos jornalistas que Badilla se sentiu mal a 200 metros da linha de chegada, provavelmente devido a uma parada cardiorrespiratória, e os médicos não conseguiram reanimá-lo. No entanto, a causa da morte só será confirmada após a autópsia.

Apelidado de 'Gladiador' por sua entrega dentro do campo, Badilla foi operado de um tumor benigno no coração em 2013 e seguiu jogando pelo Saprissa, seu único clube na Costa Rica, até junho de 2016, quando se retirou para dedicar mais tempo à família.

Na cirurgia de três anos atrás, os médicos extraíram o tumor e implantaram uma válvula na artéria aorta para uma adequada circulação do sangue. Após a intervenção, os médicos afirmaram que não havia inconveniente em que ele continuasse praticando esporte de alto rendimento.

Badilla foi convocado para a Copa do Mundo de 2006 e disputou um jogo, a derrota para a Polônia por 2 a 1. Além disso, esteve no Mundial de Clubes de 2005 como titular do Saprissa, terceiro colocado.