Topo

Temer anuncia de última hora presença em velório de jogadores da Chapecoense

03/12/2016 13h59

Chapecó (Brasil), 3 dez (EFE).- O presidente Michel Temer decidiu neste sábado participar do velório coletivo realizado na Arena Condá, casa da Chapecoense, em homenagem às vítimas da tragédia aérea da Colômbia, apesar de inicialmente ter informado que só iria ao aeroporto da cidade de Chapecó para receber os corpos.

"Não podia dizer ontem que viria ao estádio porque a segurança instalaria portões e revistaria as pessoas. Só comuniquei agora para facilitar a vida de todos", disse Temer hoje.

A decisão de participar da cerimônia ocorreu depois de familiares de alguns dos jogadores mortos no acidente terem criticado o presidente. "A obrigação dele é vir aqui para expressar algum sentimento em relação a nós, não eu ir lá vê-lo. No futuro, de repente, talvez ele use isso como uma propaganda", afirmou à Agência Efe o pai do zagueiro Felipe Machado, Oscar Machado.

Vários veículos da imprensa local indicaram nas últimas horas que Temer tinha decidido não participar do velório para evitar possíveis vaias ou críticas contra o governo.

O avião que levava a Chapecoense a Medellín para a decisão da Copa Sul-Americana caiu na madrugada de terça-feira, deixando 71 mortos, entre eles 19 jogadores, grande parte da direção e da comissão técnica do clube, além de 21 jornalistas.

Os corpos das vítimas chegaram hoje ao Brasil para serem velados em meio a múltiplas homenagens, a principais delas em Chapecó, onde milhares de pessoas desafiam a forte chuva, lotando as ruas da cidade e a Arena Condá para se despedir dos "eternos campeões".