Topo

Pepe e Coentrão sonegaram mais de 7 milhões de euros na Espanha, diz jornal

Oscar del Pozo/AP Photo
Imagem: Oscar del Pozo/AP Photo

05/12/2016 18h03

O zagueiro Pepe e o lateral-esquerdo Fabio Coentrão, ambos do Real Madrid estão sendo acusados de sonegar mais de 7 milhões de euros da Receita da Espanha, revelou nesta segunda-feira o jornal português "Expresso".

De acordo com o jornal, que colabora com a rede de jornalismo European Investigative Collaborations (EIC), ambos jogadores usaram empresas "off shore" para receber pagamentos por direitos de imagem, uma estrutura similar a utilizada por Cristiano Ronaldo.

Pepe, representado pelo agente Jorge Mendes, o mesmo de Cristiano Ronaldo, recebeu por meio da empresa Weltex Capital Limited, com sede nas Ilhas Virgens britânicas, mais de 3,7 milhões de euros entre 2009 e 2014, e foi alvo de uma operação da Fazenda Pública da Espanha no fim de 2015.

No entanto, o jornal não soube afirmar se existe uma investigação em andamento sobre o zagueiro brasileiro naturalizado português ou se o jogador já regularizou sua situação fiscal.

No caso de Coentrão, o lateral recebeu 3,5 milhões por meio da empresa Rodinn, criada no Panamá, que também foi alvo de operação. O jogador declarou os ganhos como recebidos em 2011, quando ainda tinha sede fiscal em Portugal, pagando 900 mil euros em impostos ao governo de seu país.

A rede EIC está publicando denúncias sobre o futebol profissional baseadas no vazamento de milhões de documentos fornecidos pela plataforma "Football Leaks", que surgiu em Portugal.