Topo

Fifa estuda 4 fórmulas para Copa de 2026; 48 seleções em grupos 3 é opção

07/12/2016 17h08

Redação Central, 7 dez (EFE).- O Conselho da Fifa estudará nos dias 9 e 10 de janeiro, em Zurique, na Suíça, as quatro propostas de reformulação da Copa do Mundo, que passariam a valer na edição de 2026, entre elas, com a possibilidade de 48 seleções serem divididas em 16 grupos de três.

A entidade internacional confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe que as quatro sugestões foram escolhidas após processo de consultas. Caberá ao Conselho escolher o sistema que será adotado a partir da competição que será disputada daqui dez anos.

A primeira proposta é a da manutenção da fórmula atual, ou seja, com 32 seleções classificadas, sendo divididas em oito grupos de quatro.

Outra das ideias foi defendida pelo suíço Gianni Infantino, ainda na campanha que o levou à presidência da Fifa, que é o aumento para 40 participantes, seja em dez chaves de quatro ou oito de cinco seleções.

A possibilidade de o Mundial passar a contar com 48 classificados será avaliada em duas linhas, a primeira, que o mandatário da Fifa antecipou na semana passada, com 32 seleções disputando fase eliminatória, em os vencedores se juntarão a 16 participantes que entrarão diretamente na fase de grupos.

A novidade é a sugestão de que serão 16 chaves com três integrantes, também totalizando 48 finalistas.