Topo

Neymar diz que Messi merece ganhar Bola de Ouro

Reuters / Russell Cheyne
Imagem: Reuters / Russell Cheyne

08/12/2016 19h22

Barcelona, 8 dez (EFE).- O atacante Neymar defendeu nesta quinta-feira que Lionel Messi, seu companheiro no Barcelona, merece receber o prêmio Bola de Ouro de melhor jogador do mundo.

"Não sei quem vai ganhar. Para mim, só há um, o melhor, que é o Leo (Messi). Se falamos de futebol, de jogar futebol, Messi é o melhor. Cristiano é um grande jogador, um craque pelo que vem fazendo nos últimos anos. Respeito muito ele, mas, para mim, quem merece é o Leo", afirmou Neymar em entrevista à emissora espanhola 'Gol'.

Apesar de considerar que Messi merece a Bola de Ouro neste ano, Neymar disse que conquistar o prêmio de melhor do mundo é uma meta que ele pretende cumprir no futuro.

"A Bola de Ouro é meu objetivo, claro. É um objetivo. Mas é difícil quando você tem Messi, porque, para mim, ele é o melhor. Não importa se eu não vencer a Bola de Ouro. Jogo futebol para ser feliz, porque gosto e quero jogar. Ganhar a Bola de Ouro é consequência do seu trabalho. Só um pode ganhar. Messi é o melhor e nós respeitamos isso", disse o craque.

Sobre os problemas contratuais e as acusações de crime fiscal que está enfrentando na Espanha, Neymar disse que não se sente afetado quando está dentro de campo. "Futebolisticamente não me afeta dentro de campo nem nos treinamentos. Quando venho jogar ou treinar, esqueço de tudo. Me concentro no meu trabalho", revelou.

"As pessoas falam muitas coisas que não têm nada a ver porque não sabem o que ocorreu de verdade. Começam as notícias e há momentos em que você não aguenta. Não digo por mim, mas pelo meu pai e minha mãe. Estou acostumado com a pressão e com pessoas falando coisas ruins, mas minha família, não. Mas as pessoas que falam sobre isso, que colocam essas coisas, não pensam. Só falam. E do outro lado há seres humanos. Há pessoas que têm coração, que têm sentimentos. Para minha família, sim, houve momentos que são complicados", desabafou.

Neymar disse que o empate com o Real Madrid no último sábado, em 1 a 1, que deixou o Barcelona a seis pontos da liderança do Espanhol, foi uma "oportunidade perdida".

"Perdemos dois pontos. Tínhamos a partida praticamente ganha e, no final, levamos esse gol. Há muito campeonato ainda. Não temos que estar com os olhos no Real Madrid. No ano passado, tínhamos 11 pontos de vantagem sobre o segundo (colocado) e ganhamos o Espanhol quase na última partida. É um torneio muito difícil. O primeiro, segundo e terceiro (lugares) não podem ficar tranquilos nunca", explicou o atacante brasileiro.

Sobre as críticas ao estilo de jogo atual do Barcelona, Neymar foi taxativo. "Acho que não mudou o estilo, o Barcelona tem sua filosofia. Não mudamos nada. Viemos de partidas em que não jogamos bem, e todos falam de coisas que pensam que não estão corretas, mas não. O Barcelona continua sendo o Barcelona", ressaltou.

Neymar também falou sobre a tragédia aérea envolvendo a Chapecoense e reconheceu que a situação é muito difícil de lidar porque ele tinha amigos no voo. "Me sinto como eles. Passei toda minha vida dentro de aviões, vou passar muitos anos mais. Me coloco no lugar deles, no das vítimas, no das famílias", disse.

Por fim, Neymar reconheceu que a amizade entre ele, Luis Suárez e Messi é curiosa, brincando, inclusive, ser "rara" por se tratar de um brasileiro, um uruguaio e um argentino. "Somos rivais em nossos países. Não sei o que ocorreu, mas temos uma grande amizade e estamos sempre fazendo piada. É uma felicidade encontrar pessoas como essas no futebol", afirmou.

O atacante brasileiro também elogiou o meia e capitão do Barcelona, Andrés Iniesta. "É incomparável, muito diferente. É a elegância, de uma classe incrível. Ele faz diferente de todos os demais", concluiu.