Topo

Barça tenta se aproveitar de ausência do Real para se aproximar da liderança

AP Photo/Manu Fernandez
Imagem: AP Photo/Manu Fernandez

15/12/2016 12h15

Madri, 15 dez (EFE).- O Barcelona encara clássico catalão com o Espanyol, neste domingo, no estádio Camp Nou, de olho em buscar a vitória e reduzir a distância de seis pontos para o Real Madrid, que não entrará em campo no fim de semana pelo Campeonato Espanhol, devido a participação no Mundial de Clubes.

A equipe 'blanca', que lidera a competição nacional, com 37 pontos, visitaria o Valencia, no domingo. No mesmo dia, no entanto, o compromisso dos comandados pelo francês Zinedine Zidane será pela decisão do torneio intercontinental, contra o Kashima Antlers, do Japão.

Com isso, o Barça pode terminar o ano, já que esta é a última rodada disputada em 2016, três pontos atrás do arquirrival, embora tenha um jogo a menos. No duelo, contra o Espanyol, a equipe ainda joga pressionada pelo Sevilla, que tem 30 pontos e receberá no sábado o Málaga.

Para o jogo, o time catalão terá de volta o atacante brasileiro Neymar, que apresentou sobrecarga muscular na semana passada. O jogador entrou em campo no meio de semana, em amistoso com o Al-Ahli, da Arábia Saudita, disputado no Catar.

O Espanyol, por sua vez, ocupa a nona colocação da competição, com 22 pontos. A equipe catalã é a que mais empatou até o momento, sete vezes, mas, por outro lado, só perdeu em três oportunidades. Ao todo, além disso, são cinco vitórias acumuladas.

Esta 16ª rodada tem como atração também a tentativa de recuperação do Atlético de Madrid, que vem de derrota para o Villarreal por 3 a 0, fora de casa. O time 'colchonero' está apenas na sexta colocação, com 25 pontos, e, neste sábado encarará o Las Palmas, décimo na tabela, com 21 pontos.

O técnico argentino Diego Simeone, que vem tendo vários problemas para montar o time titular, ainda perdeu o goleiro esloveno Jan Oblak, que terá que passar por operação no ombro. O lateral-esquerdo Filipe Luís, por sua vez, só voltará em 2017, devido problema físico.

Terceiro na tabela, o Sevilla é outro que quer se aproveitar da "folga" do Real Madrid. Nesta semana, o time treinou desfalcado do lateral-esquerdo espanhol Sergio Escudero, o zagueiro argentino Nico Pareja e o meia Paulo Henrique Ganso, mas todos deverão estar liberados para o compromisso com o Málaga, 11º, com 21 pontos.

O Villarreal, que vem de grande vitória sobre o Atlético, tentará manter o embalo neste sábado, em visita ao Sporting de Gijón, antepenúltimo colocado, com apenas 12 pontos. O Submarino Amarelo, por sua vez, está no quarto posto, com 26 pontos.

Quinto na tabela de classificação, com a mesma pontuação do time de Alexandre Pato, a Real Sociedad duelará no sábado com o vice-lanterna, Granada, fora de casa. Em sétimo, o Athletic Bilbao fechará a rodada na segunda-feira, recebendo o Celta de Vigo, que está em 12º.

O primeiro dos compromissos deste fim de semana acontecerá nesta sexta-feira, com duas equipes que tentam se afastar da zona de rebaixamento: Alavés e Betis. Os adversários estão em 13º e 14º, ambos com 18 pontos, seis acima do Sporting de Gijón.