Topo

Campeã olímpica dos 800m, Caster Semenya se casa na África do Sul

07/01/2017 17h48

Redação Central, 7 jan (EFE).- A sul-africana Caster Semenya, medalha de ouro na prova dos 800 metros do atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, se casou neste sábado com Violet Raseboya, conforme veiculou a imprensa do país.

A cerimônia aconteceu na cidade de Pretória, justamente, no dia do aniversário da meia-fundista, que completou 26 anos hoje.

Semenya e Raseboya já tinham se casado no civil, em dezembro de 2015, na província de Limpopo, no norte da África do Sul, ainda de acordo com veículos locais.

A carreira da atleta tem sido marcada por acusações envolvendo sua feminilidade. Antes dos Jogos Olímpicos do Rio, ela foi obrigada a passar por teste para determinar se realmente era uma mulher.

Semenya, também campeã mundial dos 800 metros em 2009, tem características femininas e masculinas, devido a alta produção de testosterona.

A sul-africana chegou a ser impedida de competir pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF), depois do título mundial de 2009. Com isso, foram estabelecidos critérios para seperar as categorias pos sexos, obrigando a que, como ela, reduzisse os níveis de testosterona a 10 mols de sangue.

Em julho do ano passado, a Corte Arbitral do Esporte deu uma espécie de carência de dois anos para estas limitações impostas pela entidade, enquanto acontecem pesquisas mais conclusivas sobre os casos de Semenya e outros semelhantes.

A decisão permitiu que a sul-africana passasse a competir sem qualquer limitação na capital fluminense, onde arrebatou o ouro, o juntando a prata que conquistou quatro anos antes, em Londres.