Topo

Grande Corrida de Manchester tem homenagens aos mortos em atentado

Grande Corrida de Manchester - Rui Vieira/AP
Grande Corrida de Manchester Imagem: Rui Vieira/AP

28/05/2017 13h09

Atletas de 178 países e milhares de corredores anônimos participaram neste domingo da Grande Corrida de Manchester, primeiro evento com alta concentração de público realizado na cidade desde o atentado ocorrido na segunda-feira, durante apresentação da cantora americana Ariana Grande.

Na principal prova do dia, a meia-maratona, os grandes vencedores foram o americano Dathan Ritzenhein e a etíope Tirunesh Dibaba, que em 2016 ficou com a medalha de bronze na prova dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A maioria dos participantes, no entanto, disputou a corrida de rua com distância de 10 quilômetros. Eram anônimos, alguns ostentando cartazes, com mensagens de apoio a Manchester e de solidariedade às famílias das vítimas do atentado do início da semana.

Antes da largada, foi feito um minuto de silêncio pelas 22 mortes, seguido por forte aplauso destinado aos integrantes do serviço de emergência da cidade, que ajudou no atendimento aos 64 feridos em decorrência da ação do terrorista suicida Samal Abedi, na Manchester Arena.

Além disso, foi executado nos alto-falantes instalados para a prova, a música "Don't Look Back in Anger", da banda britânica Oasis, que já havia sido cantada, de forma espontânea, na última quinta-feira, durante ato de homenagem às vítimas.

Muitos espectadores ainda usavam fitas amarelas e fizeram diversos tipos de menção, em roupas, cartazes, à abelha operária, que é um dos símbolos da cidade de Manchester.

"Todos estamos aqui pela mesma razão. É um ato de desafio, de solidariedade. É uma comunidade que se une para compartilhar a dor, para dizer que Manchester não será derrotada pelo terrorismo", disse Richard Leese, líder do conselho municipal.