Topo

Presidente da AFA quer que Argentina tenha "antes e depois" de vaga na Copa

Claudio Tapia, presidente da AFA - Juan Mabromata/AFP
Claudio Tapia, presidente da AFA Imagem: Juan Mabromata/AFP

11/10/2017 16h15

O presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), Claudio Tapia, ressaltou nesta quarta-feira a necessidade de a classificação de ontem para a Copa do Mundo de 2018 representar um "antes e depois" para a seleção do país.

"Estou feliz pela alegria que pudemos dar às pessoas. Agora, deve haver um antes e um depois desta classificação. Os jogadores tiveram o gesto de voltar a falar com a imprensa. Temos que começar a construir uma relação diferente", disse Tapia em entrevista coletiva ao chegar à Argentina depois da vitória sobre o Equador ontem, por 3 a 1, com três gols do craque Lionel Messi.

"A comissão técnica começará a programar o trabalho para Copa e nós marcaremos amistoso de prestígio para chegarmos (na Rússia) da melhor maneira", completou o dirigente argentino.

Tapia ainda fez críticas ao antecessor de Jorge Sampaoli no comando da Argentina, o técnico Edgardo Bauza, ex-São Paulo, que, após a demissão, assumiu o comando da Arábia Saudita, que demitiu o holandês Bert van Marwijk apesar de ele ter classificado a seleção para a Copa do Mundo de 2018.

"Ele não tinha identidade de jogo nem contava com o consenso dos dirigentes ou dos jogadores", afirmou o presidente da AFA.

Uma das primeiras medidas de Tapia ao assumir o comando da federação foi demitir Bauza e contratar Sampaoli, que dirigiu a Argentina nas últimas quatro partidas das Eliminatórias e conseguiu a classificação para o Mundial na última rodada.