Topo

Jorginho é convocado para defender seleção italiana na repescagem europeia

Guerrero comemora gol do Peru contra a Colômbia - Francesco Pecoraro/Getty Images
Guerrero comemora gol do Peru contra a Colômbia Imagem: Francesco Pecoraro/Getty Images

04/11/2017 15h29

O volante Jorginho, do Napoli, que chegou a ter convocação para a seleção brasileira especulada, voltou a ser chamado para defender a Itália, nos jogos contra a Suécia, pela repescagem das Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018, nos dias 10 e 13 deste mês.

O jogador, de 25 anos, nascido na cidade de Imbituba, em Santa Catarina, é uma das novidades da lista composta por 27 nomes anunciada pelo técnico Gian Piero Ventura, retornando após mais de um ano de afastamento da seleção italiana.

Jorginho foi ignorado pelo técnico Tite na última convocação da seleção brasileira para os amistosos contra Japão e Inglaterra, nos dias 10 e 14, respectivamente. O diretor da seleção, Edu Gaspar, revelou que conversou pessoalmente com o atleta e deixou nas mãos dele a decisão sobre em qual seleção atuar.

De acordo com as regas da Fifa, caso entre em campo por uma partida não-amistosa, o ítalo-brasileiro não poderá mais defender a camisa do Brasil. Ele se mudou ainda criança para a Itália e, sem atuar por qualquer equipe brasileira, foi revelado pelo Verona, em 2007, antes de ir para o Napoli em 2014.

Em 2016, Jorginho chegou a ser colocado em campo por Antonio Conte em duas partidas amistosas da seleção, contra Espanha e Escócia. O meia ainda figurou na lista preliminar para a Eurocopa, mas acabou ficando fora da relação final.

Além de Jorginho, outro nascido no Brasil que tentará levar a Itália ao Mundial é o atacante Éder, da Inter de Milão.

Entre os retornos, também se destaca o do atacante Simone Zaza, que vem se destacando no Valencia, com nove gols em dez jogos na temporada. Já o atacante Andrea Belotti, do Torinio, reaparece após ficar fora dos duelos com Macedônia e Albânia, pelas Eliminatórias, por causa de lesão.

Os convocados hoje por Ventura se apresentarão neste domingo (5), no centro de treinamento da Itália, em Florença, para começar a preparação para os duelos com a Suécia. O primeiro encontro será na próxima sexta-feira, na Friends Arena, em Solna. A volta será três dias depois, no estádio San Siro, em Milão.

Confira os convocados para defender a seleção italiana nos jogos com a Suécia:

Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus-ITA), Gianluigi Donnarumma (Milan-ITA) e Mattia Perin (Genoa-ITA)

Defensores: Davide Astori (Fiorentina-ITA), Andrea Barzagli, Giorgio Chiellini e Daniele Rugani (Juventus), Leonardo Bonucci (Milan), Danilo D'Ambrosio (Inter de Milão-ITA), Matteo Darmian (Manchester United-ING), Leonardo Spinazzola (Atalanta-ITA) e Davide Zappacosta (Chelsea-ING)

Meio-campistas: Federico Bernardeschi (Juventus-ITA), Antonio Candreva e Roberto Gagliardini (Inter de Milão-ITA), Daniele De Rossi e Alessandro Florenzi (Roma-ITA), Lorenzo Insigne e Jorginho (Napoli-ITA), Marco Parolo (Lazio-ITA) e Marco Verratti (Paris Saint-Germain-FRA)

Atacantes: Andrea Belotti (Torino-ITA), Éder (Inter de Milão-ITA), Manolo Gabbiadini (Southampton-ING), Ciro Immobile (Lazio-ITA), Simone Zaza (Valencia-ESP) Stephan El Shaarawy (Roma-ITA)