Topo

Comitê Organizador "aceita e respeita" decisão do COI de vetar a Rússia

Matthias Schrader/AP Photo
Imagem: Matthias Schrader/AP Photo

06/12/2017 05h48

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018 disse nesta quarta-feira que "aceita e respeita" a decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de suspender a Rússia por doping e permitir que os atletas aquele país possam competir sob bandeira neutra.

"Aceitamos e respeitamos as decisões do Comitê Executivo do COI a respeito de que a Rússia possa competir sob uma bandeira neutra", afirmou o comitê organizador em comunicado assinado pela diretora de relações internacionais com os veículos de imprensa, Nancy Park.

"Portanto, vamos trabalhar com o COI e todas as outras partes interessadas para garantir que todos os atletas e representantes que participem dos Jogos como parte desta equipe vivam a melhor experiência possível", concluiu.

O COI decidiu ontem permitir que os atletas russos que participem dos Jogos de Inverno de PyeongChang 2018, embora sob bandeira neutra, após suspender "com efeitos imediatos" ao Comitê Olímpico Russo por doping de Estado.

A Comissão Executiva do COI tomou esta decisão após conhecer as conclusões do Relatório Schmid, que confirmou a "violação sistemática das regras antidoping na Rússia".

Embora o veto permita a participação dos atletas russos, a decisão pode fazer com que o país incentive seus atletas a não participarem da competição que começará no dia 9 de fevereiro do próximo ano.