Topo

Tocha olímpica será acesa no dia 11 de março de 2020

AFP PHOTO / Marcos de Paula
Imagem: AFP PHOTO / Marcos de Paula

02/09/2018 04h35

Tóquio, 2 set (EFE) .- A tocha olímpica das Olimpíadas de Tóquio será acessa em 11 de março daquele ano, o nono aniversário do terremoto e do tsunami que devastou o nordeste do Japão, revelou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

"O COI já aceitou essa ideia, porque desde o início tem sido comprometido, sempre que possível, para ajudar a reconstruir a área," disse Bach em entrevista à agência de notícias local "Kyodo", que chamou a iniciativa de "uma ideia maravilhosa".

As palavras de Bach são o primeiro anúncio público do COI sobre a conclusão da cerimônia no aniversário do terremoto e subsequente tsunami que devastou cidades inteiras e deixou mais de 18 mil mortos e desaparecidos, uma proposta que veio da Comissão Organizadora Tóquio 2020.

A chama olímpica foi acesa em Olímpia (oeste da Grécia) desde que a Alemanha nazista apresentou a iniciativa de passar a tocha dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936.

Após o revezamento na Grécia, a tocha será transportada para o Japão, onde será exibida nas cidades de Fukushima, Iwate e Miyagi, as três mais afetadas pelo desastre de 2011.