Topo

Rivaldo critica "Messidependência" no Barcelona: "É prejudicial"

Rivaldo durante partida entre Barcelona Legends e Lendas Pernambuco - Paulo Paiva/AGIF
Rivaldo durante partida entre Barcelona Legends e Lendas Pernambuco Imagem: Paulo Paiva/AGIF

02/10/2018 09h54

O incomum jejum de vitórias do Barcelona, que empatou duas vezes e perdeu uma partida nas três últimas rodadas do Campeonato Espanhol, gerou críticas do ex-meia Rivaldo, que lamentou o fato de o clube depender demais do atacante Lionel Messi.

"O Barcelona precisa que outros jogadores estejam à altura das circunstâncias. Messi não vai durar para sempre e, na idade dele (31 anos), é normal que seu nível comece a diminuir ano após ano. Alguém tem que chamar a responsabilidade. O clube já tem jogadores que podem decidir uma partida, mas a verdade é que não estão fazendo isso quando é necessário", comentou.

Ídolo do clube catalão, o brasileiro elogiou o craque argentino, mas afirmou que "continuar dependendo dos gols e das assistências de Messi é prejudicial".

"Todos sabem o quanto Messi é bom como jogador e como pode ser decisivo, mas o Barcelona tem outros grandes jogadores na equipe. Há razões para ficar preocupado, é raro ver o Barcelona sofrendo em três partidas do Campeonato Espanhol", argumentou.

O próximo compromisso do Barcelona é fora de casa contra o Tottenham, na quarta-feira, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Segundo Rivaldo, "a equipe deve ter cuidado porque a Champions é mais difícil que o Espanhol".

"Se já estão perdendo pontos contra esse tipo de equipe (do futebol espanhol), as coisas podem piorar ainda mais na Liga dos Campeões", analisou.

De acordo com o ex-jogador, que defendeu o Barça de 1997 a 2002, "quando o time passa três partidas sem ganhar, os jogadores e o técnico compartilham a responsabilidade pela falta de vitórias".

"O clube tem grandes jogadores e um bom treinador (Ernesto Valverde), mas as coisas não estão funcionando para eles atualmente, então é hora de se preocupar, mas sempre sabendo que é uma responsabilidade comum e sem nunca culpar ninguém individualmente", disse o brasileiro.

Questionado sobre qual time deve levar a melhor na partida entre Barcelona e Tottenham, Rivaldo admitiu que o clube londrino está em um momento melhor.

"O Barcelona é uma equipe forte, mas não ganhou as últimas três partidas e está jogando mal, então acho que os 'Spurs' têm a oportunidade de ganhar", opinou.