Topo

Cidade canadense rejeita organizar Jogos Olímpicos de Inverno em plebiscito

Jogos Olímpicos de Inverno de Calgary, em 1988 - JONATHAN UTZ / AFP
Jogos Olímpicos de Inverno de Calgary, em 1988 Imagem: JONATHAN UTZ / AFP

14/11/2018 15h48

Toronto, 14 nov (EFE).- Os moradores de Calgary, no Canadá, rejeitaram por meio de um plebiscito que a cidade se candidate a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026.

Segundo os dados provisórias da votação informados nesta quarta-feira (14), das 304.774 pessoas que participaram da votação, 171.750 foram contra a proposta, o que representa 56,4% do eleitores, e 132.832 foram a favor.

Embora a votação não seja vinculativa, tanto o governo canadense quanto a província de Alberta tinham condicionado proporcionar apoio financeiro para a realização dos Jogos de Inverno à aprovação majoritária da candidatura.

Após a divulgação do resultado do plebiscito, o presidente do comitê da iniciativa de Calgary, Scott Hutchenson, declarou estar decepcionado com o resultado, mas disse que respeitará o processo democrático.

O prefeito da cidade, Naheed Nenshi, que tinha expressado seu apoio à candidatura, também aceitou o resultado. "O povo falou, e o fez em grandes números. O povo falou às claras. E é muito evidente a direção que temos que tomar", disse.

O grupo NoCalgaryOlympics, oposto à iniciativa de tentar sediar o evento, criticava a tentativa devido ao elevado custo de realizar a competição internacional, que seria de cerca de 5,1 bilhões de dólares canadenses (R$ 14,6 bilhões).

Deste número, mais da metade procederia de fundos públicos do Governo federal, do Governo da província de Alberta e da cidade de Calgary. Mas o NoCalgaryOlympics acredita que os números reais seriam muito mais altos e deixariam a cidade endividada.