Topo

Federação mexicana multa Maradona por declaração política a favor de Maduro

09/04/2019 07h19

O argentino Diego Armando Maradona, treinador dos Dorados de Sinaloa, da segunda divisão do Campeonato Mexicano, foi punido com uma multa na segunda-feira por declarações políticas, o que é vedado em regulamento, em apoio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e criíicas ao mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump. O valor não foi divulgado.

"Diego Armando Maradona, diretor-técnico do clube Dorados de Sinaloa, é punido com uma multa financeira por violar os artigos 7 e 11 do Código de Ética da Federação Mexicana de Futebol", informou o comunicado emitido pela Comissão Disciplinar.

O artigo 7 do Código de Ética da FMF orienta seus membros a "manter uma posição neutra em assuntos de natureza religiosa e política", enquanto o artigo 11 exige "dirigir e atuar em todas as suas atividades, seja privada ou profissional, com a devida probidade e respeito ".

Na entrevista coletiva após a partida contra o Tampico Madero, no dia 31 de março, o astro argentino dedicou a vitória ao líder venezuelano e criticou Trump, violando a lei segundo a qual todos os membros do futebol profissional no México não podem fazer comentários políticos.

"Quero dedicar a vitória a Nicolás Maduro e a toda Venezuela que está sofrendo, pois os xerifes do mundo, que são os ianques, porque têm a maior bomba do mundo, acreditam que podem nos conduzir", disse.

Como resultado, no último dia 3, um processo de investigação foi aberto a pedido da liga.

É a terceira vez que Maradona é multado por conta de suas declarações. Como regra geral, o astro argentino critica os árbitros, como fez na última sexta-feira, no empate em 1 a 1, com o Mérida, onde a arbitragem não teria marcado um pênalti para cada lado, mas o treinador queixou-se de ter sido prejudicado.

Maradona insinuou que há uma campanha contra ele e deu a entender que não ficará no Dorados após a competição.