Topo

Ex-presidente do Barça lamenta perda do "estilo de futebol genuíno" do time

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona - AFP PHOTO / JOSEP LAGO
Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona Imagem: AFP PHOTO / JOSEP LAGO

22/05/2019 05h44

O ex-presidente do Barcelona, Joan Laporta, lamentou na terça-feira, em Bogotá (Colômbia), que o clube catalão tenha perdido seu "estilo genuíno de futebol", situação que causou resultados negativos nas competições internacionais nas últimas temporadas.

"'Mais que um Clube' não é um slogan, é uma declaração de princípios, temos uma referência que era o estilo genuíno do futebol que Johan Cruyff nos ensinou. Agora o clube se ressente de se afastar disso", disse o ex-presidente do clube espanhol.

Laporta, que foi o convidado de honra em uma conferência sobre liderança empresarial na capital colombiana, destacou "a vontade global" que a equipe adquiriu sob seu mandato, sem esquecer o arquiteto dos resultados no banco, Josep Guardiola.

"Nunca em um esporte coletivo ganha apenas um, o que triunfa é o time", acrescentou.

O advogado e político catalão, que presidiu o Barcelona entre 2003 e 2010, se referiu ao momento da sua carreira como dirigente quando contratou Guardiola, que estava no Barcelona B.

"Fizemos isso pois era uma maneira de ser coerente com quem somos, pelo estilo genuíno de jogar futebol. O tempo acabou nos dando a razão, eles (jogadores e treinadores) foram os verdadeiros arquitetos, isso está claro", sentenciou.

Durante seu mandato, o clube conquistou mais de 50 títulos oficiais em diferentes modalidades, em destaque duas Ligas de Campeões da Europa (2006 e 2009), uma Euroliga de basquete (2010) e uma Copa da Europa de handebol (2005), entre outros.

Laporta concluiu seu mandato no Barcelona em 2010 e perdeu as eleições cinco anos mais tarde para o atual presidente, Josep Maria Bartomeu.