Topo

Alison e Emanuel vencem e vão à final do vôlei de praia

 Suzanne Plunkett / Reuters
Imagem: Suzanne Plunkett / Reuters

07/08/2012 13h49

LONDRES, 7 Ago (Reuters) - Os brasileiros Alison e Emanuel derrotaram Plavins e Smedins, da Letônia, por 2 sets a 0, e vão fazer a final do vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Londres, garantindo ao menos a medalha de prata.

Depois de um jogo difícil nas quartas de final, os brasileiros tiveram mais facilidade nesta terça-feira e ganharam com parciais de 21-15 e 22-20.

O primeiro set durou apenas 18 minutos, mas na segunda parcial a dupla da Letônia chegou a ameaçar, empatando em 19 pontos. Os brasileiros, porém, tiveram força para fechar o jogo em um bloqueio de Alison.

"Desde pequeno, quando eu comecei a jogar vôlei de praia, eu acordava cedo em Vitória para ver esse cara aqui", disse Alison apontando para Emanuel. "E hoje estou ao lado dele para uma final olímpica, estou muito feliz", acrescentou o atleta de 27 anos.

Emanuel, de 39, que conquistou ouro em Atenas-2004 e bronze em Pequim-2008 ao lado de Ricardo, assegura, com o resultado, sua terceira medalha olímpica, enquanto Alison, estreante em Olimpíadas, subirá pela primeira vez ao pódio.

"São 20 anos jogando vôlei de praia e isso (mais uma final olímpica) é construir uma história no esporte que eu escolhi. Vi esse esporte começar e agora cresceu tanto", disse Emanuel, que disputou as cinco Olimpíadas em que o vôlei de praia esteve presente desde Atlanta-1996.

Atuais campeões mundiais, os brasileiros estiveram perto da eliminação na segunda-feira, quando tiveram que salvar um match point para eliminar os poloneses Prudel e Fijak, com uma vitória por 17-15 no tiebreak.

"Temos que aproveitar para descansar um pouco porque de ontem para hoje não tivemos tempo para recuperar muito bem. Agora, com um dia de folga, podemos chegar mais conscientes, estudar melhor o adversário", disse Emanuel.

A decisão ocorre na quinta-feira contra os holandeses Nummerdor e Schuil ou os alemães Brink e Reckermann.

"São duas duplas experientes, um com mais idade, que são os holandeses, mas o Brink e o Reckermann sempre jogam bem. O que vier vamos estar preparados", declarou Emanuel.

A outra dupla brasileira, Ricardo e Pedro Cunha, acabou eliminada nas quartas de final pelos alemães Brink e Reckerman.

(Por Tatiana Ramil, em São Paulo)