Topo

Bolt avança fácil para final dos 200m; brasileiros estão fora

08/08/2012 18h34

Por Neil Maidment

LONDRES, 8 Ago (Reuters) - O jamaicano Usain Bolt mal chegou a transpirar nesta quarta-feira para se classificar para a final dos 200 metros, na qual busca o feito inédito de vencer as duas maiores corridas do atletismo em duas Olimpíadas consecutivas.

Os brasileiros Aldemir Gomes da Silva e Bruno Lins não conseguiram classificação após terminarem em 5o e 6o em suas baterias, respectivamente.

Bolt, de 25 anos, será acompanhado na decisão de quinta-feira pelos compatriotas Warren Weir e Yohan Blake, este seu rival mais provável na disputa do título, assim como o único representante dos Estados Unidos, Wallace Spearmon.

"Estou pronto. Este é meu evento favorito, então estou ansioso", disse Bolt aos repórteres depois de disparar nos primeiros 100 metros e poder passear no retão com um tempo de prova de 20s18.

"Não se pode dar tudo, ainda tem a final. Esse era o objetivo, não se deve forçar a barra."

O homem mais rápido do mundo arrebatou as medalhas dos 100m e 200m em Pequim, e no domingo triunfou na primeira modalidade com brilho.

A vitória na final de quinta-feira faria dele o maior velocista da história do esporte de maneira inconteste.

Indagado se pode quebrar o recorde mundial de 19s19 que estabeleceu em Berlim em 2009, Bolt disse: "É uma possibilidade. Não sei dizer, mas a pista é rápida, então vai ser uma boa corrida".

Embora Spearmon, que chegou em terceiro na China em 2008 mas depois foi desclassificado por pisar fora da raia, deva lutar com o ex-campeão europeu Christophe Lemaitre pelo bronze, Bolt não descartou três jamaicanos no pódio.

"Vai ser difícil. Wallace Spearmon está lá e esteve antes", disse Bolt, que até sorriu para a câmera já nos blocos no início da corrida.

"Tem muita gente lá que vai tentar estragar a festa, então vamos ver", afirmou, acrescentando que conseguiu pular um pouco de corda na área de aquecimento - no domingo sua corda foi confiscada.

Blake, o homem mais veloz este ano, também impressionou, forçando o ritmo na curva e desacelerando em seguida para ficar com o tempo de 20s01, o melhor da noite, com Spearmon e Lemaitre em seu encalço.

O holandês Churandy Martina, campeão europeu e finalista dos 100m na Olimpíada este ano, também se classificou.