Topo

Poliana Okimoto abandona maratona aquática com hipotermia

 Sergio Moraes / Reuters
Imagem: Sergio Moraes / Reuters

09/08/2012 10h28

Por Pedro Fonseca

LONDRES, 9 Ago (Reuters) - A nadadora Poliana Okimoto, representante do Brasil na maratona aquática da Olimpíada de Londres, abandonou a prova realizada nesta quinta-feira no Hyde Park após sofrer uma crise de hipotermia durante a competição.

Okimoto, que desmaiou após ser retirada da água pela equipe de apoio que acompanhava a prova dentro de barcos, foi levada em uma cadeira de rodas ao centro médico da instalação olímpica para receber atendimento. Ela foi liberada em seguida e recebeu recomendação médica para 24 horas de repouso absoluto.

A temperatura da água na lagoa dentro do Hyde Park onde a prova de 10 quilômetros de natação foi disputada estava na casa dos 19 a 20 graus Celsius, segundo a organização, em um dia de sol forte e calor (cerca de 26 graus Celsius) na capital britânica.

Segundo o chefe da equipe de maratona aquática do Brasil na Olimpíada, Igor Souza, o choque térmico pelo sol batendo nas costas e o corpo em contato com a água gelada foi o principal responsável pelo mal estar sentido pela nadadora, que nunca havia abandonado uma prova na carreira.

"Apesar de ela já ter competido e vencido várias provas em água fria, eu considero que aqui foi mais o choque térmico", disse ele a repórteres.

Oriunda das piscinas, onde foi recordista sul-americana dos 1.500 metros, Okimoto tinha preocupação com a água gelada em Londres durante a sua preparação para os Jogos Olímpicos.

Em um treino acompanhado pela Reuters na praia de Copacabana, às 6h da manhã justamente para pegar a água mais fria, ela sofreu com a baixa temperatura e interrompeu a atividade logo no início. Do lado de fora da água, bebeu uma caneca de chocolate quente para se aquecer.

A brasileira, que ficou em 7o lugar na Olimpíada de Pequim-2008, esperava disputar uma medalha por estar entre as nadadoras que há mais tempo disputam a maratona aquática entre as classificadas para os Jogos Olímpicos.

Ela foi vice-campeã mundial em 2006 dos 5km e dos 10km e teve em 2009 o melhor ano de sua carreira, com nove vitórias e dois 2o lugares em etapas da Copa do Mundo, o que a levou a terminar aquela temporada como número 1 do mundo.

No Mundial do ano passado, em Xangai, terminou em 6o lugar, e foi 3a colocada no evento teste realizado na mesma raia onde foi disputada a prova olímpica nesta quinta-feira.

"Quatro anos de trabalho, uma atleta que está sempre entre as cinco melhores do mundo e pela primeira vez não termina, em uma Olimpíada. Eu não preciso nem dizer como está a cabeça dela", disse Souza, acrescentando que Okimoto chorou muito diante da decepção.

"Em qualquer banca de apostas ela era uma das mais cotadas para medalha. Ela é a que mais ganhou títulos entre todas que estão competindo aqui no momento", acrescentou.

A brasileira de 29 anos completou quatro das seis voltas da prova e abandonou, em 20o lugar, após 1 hora e 19 minutos de competição.

Okimoto, de 1,65m e 52kg, fez as três primeiras voltas no pelotão intermediário, cumprindo uma estratégia de buscar uma arrancada apenas no final para evitar o contato físico com as rivais diretas, e sofreu a crise de hipotermia justamente na hora que iria começar a subir na classificação, segundo o treinador.

A vitória na prova realizada em um dos pontos turísticos mais tradicionais de Londres ficou com a húngara Eva Risztov, que resistiu a um ataque final da norte-americana Haley Anderson, medalhista de prata. O bronze foi para a italiana Martina Grimaldi.

A nadadora da casa Keri-Anne Payne, que conquistou os dois últimos títulos mundiais da prova, decepcionou a torcida que lotou as margens da lagoa ao terminar em 4o lugar entre as 25 nadadoras que iniciaram a prova.

Além de Okimoto, a sul-africana Jessica Roux também abandonou a prova.