Topo

CORREÇÃO-Belo Horizonte quer receber revanche de EUA x Inglaterra

Joe Gaetjens é carregado após marcar gol da vitória dos EUA sobre a Inglaterra em 1950 - AP
Joe Gaetjens é carregado após marcar gol da vitória dos EUA sobre a Inglaterra em 1950 Imagem: AP

03/12/2012 21h32

(Corrige, no 1o parágrafo de matéria publicada na segunda-feira, a fonte da declaração para o prefeito Marcio Lacerda em vez de secretário extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda)

Por Mike Collett

BELO HORIZONTE, 3 Dez (Reuters) - Estados Unidos e a Inglaterra serão convidados por Belo Horizonte a disputar no próximo ano a revanche de um dos resultados mais surpreendentes da história dos Mundiais, disse o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), à Reuters nesta segunda-feira.

"Estou esperançoso de que o jogo possa acontecer e, apesar de sabermos que há problemas que temos que superar primeiro, o ideal seria se pudéssemos sediar o jogo aqui no próximo ano", afirmou Lacerda.

A partida seria parte das comemorações da reabertura do Mineirão, cuja reforma do estádio para 68 mil pessoas custou 654 milhões reais. O primeiro jogo na arena reformada será um amistoso entre Atlético Mineiro e Cruzeiro, em 21 de dezembro.

Nem Estados Unidos nem Inglaterra confirmaram uma sondagem para a realização do jogo, mas Tiago Lacerda, secretário extraordinário para a Copa do Mundo, confirmou que houve discussões com as "partes interessadas".

"Nós tivemos a ideia de fazer este jogo amistoso, uma repetição do jogo histórico de 1950. Ontem falei com duas ou três pessoas para ocorrer um amistoso (internacional) aqui o mais rápido possível, e a melhor ideia é Estados Unidos x Inglaterra."

O jogo do Mundial de 1950 terminou em uma surpreendente vitória de 1 x 0 dos Estados Unidos sobre a Inglaterra na fase de grupos e aconteceu no estádio Independência, antes de o Mineirão ser construído.

O Independência também foi remodelado para a Copa do Mundo e será usado como centro de treinamento durante o torneio de 2014.

A Inglaterra enfrentará o Brasil no Rio de Janeiro, em 2 de junho do próximo ano, e fará um outro jogo ainda a ser definido durante sua visita à América do Sul.

Mesmo que o jogo EUA x Inglaterra não aconteça, uma exposição da partida de 1950 acontecerá no novo museu do futebol do estádio, com a bola que o jogador nascido no Haiti Gaetjens Joe colocou no fundo da rede inglesa.