Topo

Em meio a ameaça de guerra nuclear, Coreia do Norte prepara maratona

Coreia do Norte vai organizar maratona em homenagem ao avô do líder Kim Jong-Un - AFP PHOTO/JUNG YEON-JE
Coreia do Norte vai organizar maratona em homenagem ao avô do líder Kim Jong-Un Imagem: AFP PHOTO/JUNG YEON-JE

Da Reuters

Em Seul (Coreia do Sul)

10/04/2013 09h33

Após ameaçar bombardear os Estados Unidos e alertar os estrangeiros a deixarem a Coreia do Sul devido a uma guerra iminente, a Coreia do Norte disse nesta quarta-feira que está preparando uma maratona para comemorar o aniversário de seu fundador, Kim Il-Sung.

A agência de notícias estatal do país disse que espera-se a participação de um grande contingente de corredores estrangeiros de países como Ucrânia, República Tcheca, Zimbábue, Quênia e Etiópia, assim como 600 norte-coreanos, na corrida de 14 de abril, que é reconhecida pela Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo).

"Eu acho que o entusiasmo para a próxima competição está em alta como nunca entre os maratonistas locais e seus treinadores", disse Ham Chang-Hyok, do Ministério do Esporte, segundo a agência de notícias oficial KCNA.

Esta é a 26ª vez que a Maratona Internacional de Mangyongdae, nome de uma colina reverenciada por sua associação com o herói fundador do país está sendo realizada.

A prova masculina foi vencida pelo ucraniano Oleksander Matviychuk no ano passado e a norte-coreana Kim Mi-Gyong venceu a prova feminina. Ainda não se sabe se o líder norte-coreano, Kim Jong-un vai comparecer ao evento.

Kim é conhecido por seu amor ao basquete e recentemente recebeu o ex-jogador do Chicago Bulls Dennis Rodman na capital Pyongyang.

O aniversário do nascimento de Kim Il Sung, o avô do atual líder, em 15 de abril, é geralmente marcado por um grande desfile militar.