Topo

Hamilton lidera primeiro dia de treinos da temporada da F1; Massa é 12º

 Brandon Malone / Reuters
Imagem: Brandon Malone / Reuters

14/03/2014 09h36

Por Ian Ransom

MELBOURNE, 14 Mar (Reuters) - Lewis Hamilton conferiu certa credibilidade à badalação em torno da Mercedes ao fazer o tempo mais rápido do treino livre desta sexta-feira para o GP da Austrália, primeira prova da temporada, quando as equipes ainda enfrentaram problemas de confiabilidade dos seus carros.

Hamilton, campeão mundial de 2008 pela McLaren, não marcou tempo na primeira sessão do treino por causa de um problema em um sensor, mas liderou na segunda parte, com o tempo de 1min29s625, num dia ensolarado no Albert Park.

Seu colega de equipe Nico Rosberg foi 0s157 mais lento, mostrando que a Mercedes manteve o ritmo promissor que prenunciava nos testes de pré-temporada dos últimos meses.

"Eu estava tentando sentir o carro", disse Hamilton a jornalistas, lamentando o problema na primeira sessão. "Não foi o dia mais perfeito, mas estou realmente contente por ter feito uma boa série na segunda parte, e grato mesmo por ter tido algum tempo para sentir o carro."

"Ainda tenho muito para melhorar, muito para descobrir. Fora isso, o equilíbrio não parece tão ruim", afirmou.

O brasileiro Felipe Massa, em sua estreia pela Williams num fim de semana de grande prêmio, ficou em 12º.

Durante a pré-temporada, as equipes tiveram dificuldades para se adaptar aos novos motores híbridos turbo, e isso prosseguiu durante o primeiro treino, quando se via os pilotos ociosos por muito tempo nos boxes, enquanto os técnicos mexiam freneticamente nos carros.

Dentro da pista, vários pilotos pareciam lutar contra o torque extra e com a força descendente dos novos motores V6, com muitas derrapadas nas curvas.

Fernando Alonso lidou com isso melhor do que os outros, fazendo o melhor tempo da primeira sessão (1min31s840) e fechando o dia em terceiro lugar.

O tetracampeão Sebastian Vettel derrapou algumas vezes, chegou a ir parar na grama, mas terminou o dia num animador quarto lugar, depois de enfrentar uma péssima pré-temporada com a Red Bull.

Jenson Button, da McLaren, ficou em quinto, à frente de outro piloto da Red Bull, Paul Ricciardo. Kimi Raikkonen, reestreando na Ferrari, precisou voltar aos boxes por problemas mecânicos, mas acabou saindo à pista e marcou o sétimo tempo.