Topo

Liverpool abre cinco pontos de vantagem na briga pelo título inglês

20/04/2014 12h52

Por Josh Reich

20 Abr (Reuters) - O Liverpool deu um passo gigante em direção ao seu primeiro título inglês em 24 anos com a vitória por 3 x 2 sobre o Norwich City neste domingo. O time abriu cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado Chelsea, a três partidas do fim do torneio.

Dois gols de Raheem Sterling e o 30º gol de Luis Suárez nesta temporada ajudaram a equipe a vencer a 11ª vitória consecutiva pela Premier League e garantiram um lugar entre os quatro primeiros do campeonato e a classificação para a próxima temporada da Liga dos Campeões, a primeira vez que o time chega à principal competição europeia desde 2009/10.

O Liverpool chegou a 80 pontos, cinco a mais que o Chelsea, que perdeu por 2 x 1 para o lanterna Sunderland no último sábado, enquanto o terceiro colocado Manchester City, com 71 pontos e duas partidas a menos, enfrenta o West Brom na próxima segunda-feira.

O Norwich, que continua lutando contra o rebaixamento, em 17º lugar, dois pontos acima de Cardiff City e Fulham e três a mais que o Sunderland, não conseguiu surpreender seu adversário, mais bem colocado na liga.

Depois que Gary Hooper marcou para o Norwich no começo do segundo tempo, o gol de Robert Snodgrass, aos 32 minutos, assegurou um final nervoso para os visitantes, que pareciam caminhar para uma vitória tranquila por 3 x 1.

O Liverpool não termina em primeiro desde 1990, dois anos antes de a Premier League começar, e pode ficar prestes a encerrar esse jejum quando jogar contra o Chelsea, em Anfield, no próximo domingo.

Suárez, que agora tem 12 gols em cinco partidas pela liga contra o Norwich, não quis manifestar muita empolgação. "No futebol, você nunca sabe o que vai acontecer", disse o uruguaio à Sky Sports.

"Nós vamos manter a calma e a concentração no próximo jogo. Claro que estamos felizes, mas, no começo da temporada, nosso objetivo era ficar entre os quatro primeiros."

COMEÇO A TODO VAPOR

O Liverpool começou a todo vapor no Carrow Road, com Sterling abrindo vantagem para os Reds após quatro minutos, quando recebeu a bola de Suárez, puxou para a direita e soltou uma finalização de fora da área, que resvalou em Michael Turner, sem chance para John Ruddy.

Hooper teve uma chance de cabeça, mas, com a constante movimentação do Liverpool criando vários espaços, foi pouco surpreendente quando o time dobrou a vantagem, aos 11 minutos.

Jon Flanagan acionou Sterling na esquerda, o jogador de 19 anos cruzou rasteiro, através da defesa, e permitiu que Suárez esticasse a perna e colocasse a bola na segunda trave, tornando-se o primeiro jogador do Liverpool desde Ian Rush, em 1986/87, a fazer 30 gols em uma temporada.

Ele está a apenas dois de igualar o recorde de uma temporada com 38 partidas da Premier League, que pertence a Alan Shearer e Cristiano Ronaldo.

Para ser justo, o Norwich, que agora perdeu quatro partidas seguidas, não desanimou. Hooper foi frustrado por Joe Allen e Nathan Redmond parou em Simon Mignolet.

Os anfitriões continuaram a pressão depois do intervalo, e Hooper encontrou o fundo das redes no começo da segunda etapa, quando Mignolet errou uma saída de bola, sob pressão de Bradley Johnson. A bola caiu para o ex-atacante do Celtic na frente do gol aberto. Foi a primeira vez que ele marcou desde dezembro.

Sterling restaurou a vantagem de dois gols do Liverpool, com uma arrancada que terminou com um chute que passou por cima de Ruddy, desviando em Johnson, mas o Liverpool enfrentou nervosos 13 minutos no fim, depois que Flanagan foi vencido por Snodgrass em um cruzamento.

O Norwich enfrenta Manchester United, Chelsea e Arsenal nas últimas três partidas, mas o técnico Neil Adams, que substituiu Chris Hughton no começo do mês, disse que o desempenho deste domingo dá esperanças de que a equipe possa evitar o rebaixamento.

"Nós confiávamos que poderíamos fazer alguma coisa contra os melhores times", disse. "Temos três grandes jogos e aquele segundo tempo é o que precisamos."