Topo

Wawrinka vence Federer e conquista o título de Monte Carlo

20/04/2014 13h55

MONTE CARLO, 20 Abr (Reuters) - Stanislas Wawrinka anunciou sua ambição de vencer o Aberto da França ao superar Roger Federer por 4-6, 7-6(5) e 6-2 em uma final completamente suíça no Masters de Monte Carlo neste domingo.

O terceiro cabeça de chave e campeão do Aberto da Austrália recuperou-se de uma derrota no primeiro set para conquistar seu primeiro título de Masters no saibro de Monte Carlo, apenas seis semanas antes do começo do Grand Slam de Paris, entre 25 de maio e 8 de junho.

"Estou muito feliz, depois de vencer um Grand Slam, de também ganhar um Masters, é sensacional", disse Wawrinka, ainda dentro da quadra.

"Roger, você foi o melhor jogador da história, é sempre especial jogar contra você e espero que nós dois tenhamos um grande ano."

Federer, cuja única derrota nos 14 encontros anteriores com Wawrinka havia sido justamente em Monte Carlo, em 2009, disse: "Eu tive uma grande semana. Parabéns para o Stan, espero que ele continue assim por muitos anos."

Quarto cabeça de chave, Federer, que ganhou de um machucado Novak Djokovic nas semifinais, foi brilhante como antigamente por quase uma hora, mas o vencedor de 17 torneios de Grand Slam foi eventualmente superado pelo poder do adversário.

Wawrinka jogou com muita profundidade e força, e Federer foi pressionado para a linha de base e não conseguiu atacar.

Federer teve um break point no quarto game e Wawrinka bateu com a raquete na cabeça em frustração depois de um golpe sair muito longo.

Federer, com mais compostura em quadra, quebrou para fazer 3-2 com seu saque, quando uma esquerda de Wawrinka, sempre confiável, também foi longa demais. Outro backhand para fora deu para Federer o primeiro set, depois de 42 minutos.

Wawrinka abriu uma vantagem de 2-0 na segunda parcial, apenas para o seu oponente roubar o serviço logo em seguida, com uma linda esquerda em cima da linha, na passada.

Federer salvou mais break points no quarto game, inclusive um com uma direita soberba, enquanto o segundo set dirigia-se para o tie-break.

Federer salvou dois set points antes de Wawrinka finalmente fechar a parcial com um smash.

Wawrinka quebrou no primeiro game do set decisivo com uma bola vencedora de direita em cima da linha, enquanto Federer parecia desorientado.

Federer foi à rede para salvar outro break point, em 2-0, mas um forehand cruzado deu a Wawrinka a segunda quebra e uma vantagem de 3-0.

Ele confirmou seus serviços e Federer nunca esboçou uma recuperação, sendo derrotado com outra bola vencedora de direita de Wawrinka.

(Por Julien Pretot)