Topo

Phelps desiste de uma das provas no retorno às competições

23/04/2014 20h56

Por Julian Linden

PHOENIX, EUA, 23 Abr (Reuters) - Michael Phelps se retirou de um dos três eventos que pretendia disputar em seu retorno ansiosamente aguardado nas competições de natação.

Phelps tinha entrado nas eliminatórias para os 50 metros nado livre, 100 m livre e 100 m borboleta nos três dias do Grand Prix dos EUA em Mesa, Estado do Arizona, a partir de quinta-feira.

Mas o nadador, de 28 anos, que se aposentou após os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e anunciou seu retorno na semana passada, disse em entrevista à imprensa nesta quarta-feira que irá participar em duas modalidades.

"Estou riscando os 100 de estilo livre", disse ele.

Phelps evitou perguntas sobre seus objetivos de longo prazo, mas não descartou a possibilidade de competir nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.

Ele já tem o recorde de 18 medalhas de ouro olímpicas e, mesmo abaixo de sua melhor performance, ele seria um forte competidor, ampliando seu saldo de medalhas, se for considerada apenas a força das equipes de revezamento dos EUA.

Ele nadou em cada uma das três provas de revezamento nas últimas três Olimpíadas, recolhendo sete medalhas de ouro nas disputas por equipe.

Phelps participou de um total de oito eventos nos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004, e depois novamente oito em Pequim, em 2008, mas disputou sete em Londres.

Seu treinador de longa data Bob Bowman já disse que Phelps quase certamente terá uma carga reduzida no futuro, embora nenhum dos dois tenha especificado quais eventos têm em mente.

"Eu sempre tenho metas e coisas que quero alcançar e tenho coisas que quero alcançar agora", disse Phelps. "Bob e eu podemos fazer qualquer coisa que nós colocarmos nas nossas mentes."

"Isso é o que fizemos no passado, então estou ansioso para ver onde essa estrada me leva e acho que a viagem vai começar amanhã."