Topo

Com 2 gols no final, França bate Nigéria e avança para quartas de final

Por Brian Homewood
Imagem: Por Brian Homewood

30/06/2014 16h27

Por Brian Homewood

BRASÍLIA (Reuters) - A França marcou dois gols nos últimos 11 minutos de jogo e superou a Nigéria por 2 x 0 nesta segunda-feira, classificando-se para as quartas de final da Copa do Mundo.

A Nigéria conseguiu segurar os franceses durante o primeiro tempo, mas os europeus aumentaram a pressão após o intervalo.

O nigeriano Victor Moses conseguiu evitar um gol de Karim Benzema em cima da linha, e o goleiro africano Vincent Enyeama fez uma série de excelentes defesas. Além disso, o travessão salvou um forte chute de Yohan Cabaye.

Mas, apesar da boa atuação, uma saída ruim de Enyeama após cobrança de escanteio de Mathieu Valbuena, aos 34 minutos do segundo tempo, deixou o gol livre para Paul Pogba abrir o placar de cabeça.

A França marcou de novo nos acréscimos, quando o defensor da Nigéria Joseph Yobo desviou contra o próprio gol após um cruzamento rasteiro.

"Estou muito orgulhoso de tudo o que fizemos desde o início", disse o técnico da seleção francesa, Didier Deschamps, em entrevista na televisão.

"Havia tensão. Eles são uma equipe muito forte e havia um monte de duelos. Mas avançamos, estamos nas quartas de final e vamos fazer tudo que pudermos para ir um passo à frente."

No entanto, foi uma vitória polêmica, uma vez que o importante meio-campista da Nigéria Ogenyi Onazi se lesionou após uma entrada de Blaise Matuidi, que teve sorte em escapar com apenas um cartão amarelo.

A Nigéria também teve um gol no primeiro tempo, marcado por Emmanuel Emenike, anulado por impedimento.

O técnico nigeriano, Stephen Keshi, estava desapontado com a falta em Onazi e o gol anulado.

"Não estou feliz com a arbitragem", disse Keshi em entrevista coletiva. "Em duas ocasiões Onazi recebeu faltas muito duras. Ele está fora agora, provavelmente, por semanas."

"Esta é a primeira vez na minha vida que eu falo sobre o árbitro, mas não foi bom."

"Se você olhar para o gol que marcamos, não acho que houve qualquer infração. Eu gostaria de saber a razão pela qual o árbitro anulou o gol", acrescentou.

A França enfrentará o vencedor da partida entre Argélia e Alemanha nas quartas de final.