Topo

Japão contrata Aguirre, ex-técnico do México, para comandar seleção

24/07/2014 16h29

TÓQUIO (Reuters) - Ex-técnico do México Javier Aguirre foi escolhido para comandar a seleção do Japão no lugar de Alberto Zaccheroni, informou a mídia local nesta quinta-feira.

Aguirre, de 55 anos, que treinou os mexicanos nas Copas de 2022 e 2010 e estava no clube espanhol Espanyol na última temporada, irá para o Japão em meados de agosto para assinar o acordo formalmente, segundo a agência de notícias Kyodo.

Os detalhes financeiros e o tempo do contrato não foram revelados.

O período de quatro anos de Zaccheroni à frente dos campeões asiáticos se encerrou na Copa no Brasil, quando os japoneses terminaram como lanternas de seu grupo, ficando aquém da ambição do treinador italiano de levar o time à sua primeira quarta de final.

A campanha apática do time no Mundial terminou com uma derrota de 4 x 1 para a Colômbia depois de uma derrota para a Costa do Marfim na estreia e um empate sem gols com a Grécia.

Aguirre, ex-meio-campista que ajudou o México a chegar às quartas de final quando o país sediou o torneio em 1986, levou sua seleção às oitavas nas duas Copas em que atuou como técnico.

Ele ainda treinou Atlético de Madri, Osasuna e Real Zaragoza na Espanha.

O Japão joga dois amistosos em casa em setembro contra Uruguai e Venezuela, mas a principal tarefa de Aguirre será defender o título japonês na Copa da Ásia na Austrália em janeiro.

(Por Sudipto Ganguly)