Topo

Brasil perde espaço no mercado de transferências do futebol europeu

Zagueiro Dória, que trocou o Botafogo pelo Olympique de Marselha, foi um dos poucos destaques nas transferências do Brasil para a Europa - Divulgação
Zagueiro Dória, que trocou o Botafogo pelo Olympique de Marselha, foi um dos poucos destaques nas transferências do Brasil para a Europa Imagem: Divulgação

Da Reuters, em Zurique (Suíça)

02/09/2014 11h46

O Brasil, famoso por ser um grande fornecedor de jogadores para clubes da Europa, perdeu espaço no mercado europeu na mais recente janela de transferências, revelaram dados oficiais da Fifa nesta terça-feira.

Somente 178 jogadores saíram do Brasil para clubes da Uefa antes do fechamento da janela, na segunda-feira, o que representa o menor número desde o início dos registros de transferências feitos pela Fifa, em 2011.

A maioria foi negociada sem custo ou por empréstimo, e os times da Europa gastaram apenas US$ 68 milhões pelos 30 restantes, cerca de um terço do valor gasto no ano passado, de acordo com dados do sistema de transferências da Fifa.

Nenhum grande nome deixou o futebol brasileiro, ao contrário do que ocorreu nos últimos anos, quando gigantes europeus disputaram nomes como Neymar (Santos), Lucas (São Paulo) e Oscar (Internacional).

A maior transferência este ano foi a venda por 10 milhões de euros, segundo a imprensa, do zagueiro do Botafogo Dória, de 19 anos, para o Olympique de Marselha.

Especialistas apresentaram diversas explicações para a falta de interesse nos jogadores do Brasil. Com o futebol do país em um momento de baixa, há poucos talentos à disposição.

A humilhante campanha na Copa do Mundo, em que a seleção brasileira perdeu por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal e na qual nenhum jogador se destacou, pode ter levado técnicos europeus a reconsiderar a contratação de brasileiros.

A instabilidade no Cáucaso também prejudicou os negócios com clubes de um destino bastante comum para jovens jogadores brasileiros.

"Rússia e Ucrânia são os mercados de entrada para muitos brasileiros, e esses mercados foram problemáticos este ano", disse Marcos Motta, advogado de diversos jogadores, incluindo Neymar, Lucas e Dória.

"Há vários outros motivos", acrescentou Motta, que estava em Zurique para concluir a transferência de Dória. "Se você olhar para o Campeonato Brasileiro, não há muitos jogadores que estejam chamando atenção. Não há muitos bons jogadores agora."

Motta destacou que alguns jogadores brasileiros trocaram de clube na Europa. Filipe Luis trocou o Atlético de Madri pelo Chelsea e David Luiz saiu do Stamford Bridge e foi para o Paris Saint-Germain.