Topo

Ex-atacante do Real Madrid Raúl acerta transferência para o New York Cosmos

30/10/2014 16h45

NOVA YORK (Reuters) - O ex-atacante do Real Madrid e da seleção espanhola Raúl foi contratado pelo New York Cosmos para a temporada de 2015 em um contrato de "vários anos", informou nesta quinta-feira o clube da liga de futebol da América do Norte.

Como parte do acordo, cujos termos não foram divulgados e ainda depende de exame médico, Raúl, de 37 anos, também vai se tornar conselheiro técnico para a categoria de base do clube, cargo que ele vai assumir em regime integral quando se aposentar, disse o Cosmos.

"Todos no mundo do futebol conhecem o nome Cosmos e o legado dos atletas que jogaram nesta equipe anteriormente", disse Raúl.

"Eles ajudaram a estabelecer o futebol nos EUA e estou honrado por seguir os seus passos", acrescentou o ex-capitão do Real e da Espanha, que vai atuar junto com o brasileiro naturalizado espanhol Marcos Senna em Nova York.

Raúl torna-se o mais recente grande nome a ser contratado pelo Cosmos, seguindo os gostos de Pelé e Franz Beckenbauer, que jogaram pela equipe original na década de 1970.

A liga de futebol da América do Norte (NASL, na sigla em inglês) foi restabelecida no fim de 2009, e o Cosmos renasceu junto com ela, que funciona como a segunda divisão da liga norte-americana (MLS).

Após uma passagem pela categoria de base do Atlético de Madri, Raúl se transferiu para o Real Madrid na temporada de 1992-93.

Pelo clube, ele ganhou uma série de títulos, incluindo três Ligas dos Campeões e seis títulos espanhóis, e é o maior artilheiro de todos os tempos da principal competição de clubes da Europa, com 71 gols, um à frente de Cristiano Ronaldo.

Ele deixou o Real em 2010 como o maior artilheiro da equipe, com 323 gols em 741 jogos em todas as competições, e foi atuar no Schalke 04, ajudando a equipe alemã a chegar às semifinais da Liga dos Campeões em 2011.

Em 2012, ele se transferiu para o Al-Sadd Sports Club, do Catar.

O técnico do Cosmos, Giovanni Savarese, disse que o clube estava "emocionado" por ter contratado o atacante. "A habilidade e a capacidade de Raúl são reconhecidas mundialmente", declarou.