Topo

CBF confirma doping de Fred na Copa América; jogador nega uso de substância proibida

SERGIO MORAES
Imagem: SERGIO MORAES

31/07/2015 14h31

SÃO PAULO (Reuters) - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta quinta-feira que o meia Fred, do Shakhtar Donetsk, apresentou teste antidoping positivo para a hidroclorotiazida durante a disputa da Copa América, mas tanto o jogador como a entidade garantiram que não houve uso intencional da substância.

Em comunicado em seu site, a CBF explicou que antes da competição no Chile, realizada em julho, enviou à organização do evento uma lista com todos os medicamentos que seriam levados pela delegação brasileira.

"Segundo informe da Conmebol, o exame para controle de doping realizado no atleta em questão identificou a presença da substância hidroclorotiazida, que não faz parte da lista enviada, tampouco da relação de medicamentos padronizados pela CBF", informou a entidade em nota assinada pelos médicos da seleção.

O departamento médico disse ainda que "coloca à disposição dos órgãos competentes o prontuário do atleta e todos os demais documentos, caso necessário".

A hidroclorotiazida é um diurético usado principalmente na hipertensão arterial. O meia Fred, que começou a Copa América como titular, nega ter usado a substância.

"Nunca fiz uso de qualquer substância ilícita. Confio na minha inocência e vou provar isso perante os órgãos competentes. Tenho uma trajetória limpa no futebol e conto com o apoio de todos", afirmou Fred em comunicado.

A seleção brasileira foi eliminada da Copa América nas quartas de final, pelo Paraguai, nos pênaltis.

(Reportagem de Tatiana Ramil)