Topo

Organizadores da Rio 2016 estão "extremamente preocupados" com iatista doente

Velejador alemão Erik Heil foi internado em hospital de Berlim após competir no Rio - Divulgação
Velejador alemão Erik Heil foi internado em hospital de Berlim após competir no Rio Imagem: Divulgação

Da Reuters

Em Berlim

29/08/2015 13h23

Os organizadores dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, disseram neste sábado que estão "extremamente preocupados" após o iatista alemão Erik Heil adoecer, depois de uma prova teste realizada no Rio de Janeiro. O alemão, que está sendo tratado em um hospital de Berlim por várias infecções, disse que estava convencido de que elas foram causadas "pelas águas poluídas".

O caso aumenta a pressão sobre os organizadores para garantirem a segurança dos atletas nas provas de vela, natação e triatlo no evento do ano que vem.

"Nós ficamos extremamente preocupados quando soubemos da admissão hospitalar de atleta Erik Heil", disseram os organizadores em um comunicado enviado à Reuters. "Nós imediatamente entramos em contato com a Associação Alemã de Vela (DSV) para obter informações".

"A Rio 2016 está em contato com a DSV e reitera que é a nossa prioridade assegurar a saúde e o bem-estar de todos os atletas".

O caso de Heil foi divulgado pela Confederação Alemã de Esportes Olímpicos, que afirmou que levaria o tema aos organizadores da Rio-2016 e à federação internacional de vela.

A cidade brasileira será a primeira anfitriã sul-americana dos Jogos de Verão e está lutando para limpar as águas em que os atletas vão competir.

Heil, que dividiu com Thomas Ploessel a terceira colocação na classe 49er, foi informado pelo hospital de Berlim, onde se trata diariamente, que foi infectado por germes multirresistentes.