Topo

Nadal perde para Fognini em maratona pela 3ª rodada do Aberto dos EUA

05/09/2015 09h55

Por Larry Fine

NOVA YORK (Reuters) - Rafael Nadal encerrou sua participação frustrante em Grand Slams nesta temporada com mais uma decepção, ao ser derrotado por 3-6, 4-6, 6-4, 6-3 e 6-4 pelo inspirado Fabio Fognini na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, na noite de sexta-feira, após ter vencido os dois primeiros sets.

Fognini, um especialista em quadras de saibro que vinha de sete derrotas seguidas em quadra dura antes do Aberto dos EUA, jogou de forma espetacular a partir do terceiro set, dificultando para Nadal com golpes angulados e um ótimo jogo na rede, onde o italiano ganhou o ponto 39 vezes em 54 investidas.

O último set foi marcado por ralis espetaculares e winners que deixaram de pé o público no estádio Arthur Ashe até 1h30 da madrugada, à medida que os tenistas trocaram sete quebras de saque seguidas a partir do terceiro game, até Fognini fechar a partida de 3 horas e 46 minutos.

"Fiz algo incrível hoje", disse Fognini, número 32 do ranking mundial, que também derrotara Nadal em dois de três jogos no saibro este ano. "Uma vitória muito especial."

A derrota encerrou o recorde alcançado por Nadal de 10 anos seguidos com ao menos um título de Grand Slam, após o espanhol ter perdido nas quartas de final dos Abertos da Austrália e da França e de ter sido eliminado na segunda rodada de Wimbledon.

"Ele jogou muito bem", disse o espanhol Nadal, dono de 14 títulos de Grand Slam, sobre Fognini. "Não estou feliz por ele ter jogado melhor do que eu, mas foi isso que aconteceu".