Topo

Joseph Blatter vai à Fifa para tentar reverter suspensão de 8 anos

16/02/2016 14h16

O presidente suspenso da Fifa, Joseph Blatter, esteve nesta terça-feira na sede da entidade máxima do futebol mundial para acompanhar uma audiência de apelação contra a suspensão de oito anos imposta pelo comitê de ética da entidade.

Blatter, de 79 anos, foi suspenso em dezembro juntamente com o chefe do futebol europeu, Michel Platini, devido a um pagamento de 2 milhões de francos suíços (2 milhões de dólares) feitos pela Fifa ao francês em 2011. O trabalho tinha sido feito na década anterior.

O comitê de ética da Fifa, que impôs as sanções a Blatter e Platini, disse que o pagamento, feito num momento em que o suíço buscava a reeleição, não tinha transparência e apresentava conflitos de interesse. Ambos negaram as acusações.

O caso está agora sendo avaliado pelo Comitê de Apelações da Fifa.

Fontes próximas a Blatter disseram que ele chegou à sede da Fifa às 7h30 (horário local), se livrando de cinegrafistas e fotógrafos que esperavam sua chegada mais tarde.

O assessor de Blatter Thomas Renggli disse à Reuters que o dirigente suspenso espera ter um veredicto final ainda nesta semana.

A entidade que comanda o futebol mundial está envolvida em uma série de escândalos de corrupção, que resultaram em indiciamentos dos Estados Unidos contra vários dirigentes. Entre os indiciados estão o presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero, e os ex-presidentes da entidade Ricardo Teixeira e José Maria Marin, este último em prisão domiciliar nos EUA.