Topo

Associação vai investigar acusação de injúria racial de Firmino em clássico

Roberto Firmino discute com Holgate na partida entre Liverpool e Everton - Reuters/Carl Recine
Roberto Firmino discute com Holgate na partida entre Liverpool e Everton Imagem: Reuters/Carl Recine

06/01/2018 13h45

Por Simon Evans

MANCHESTER, Inglaterra (Reuters) - A Associação de Futebol (FA, na sigla em inglês) abriu uma investigação sobre o entrevero entre o brasileiro Roberto Firmino, do Liverpool, e Mason Holgate, do Everton, na terceira rodada da Copa da Inglaterra.

"A FA pode confirmar que o árbitro Bobby Madley tomou conhecimento de uma alegação durante o jogo do Liverpool contra o Everton em Anfield na noite passada e posteriormente reportou a alegação à FA, que agora começará a fazer questionamentos sobre o assunto", informou a entidade neste sábado.

Holgate empurrou o brasileiro Firmino, 26, até os painéis publicitários aos 40 minutos no dérbi da cidade de Liverpool, e o atacante da seleção brasileira teria abusado verbalmente do zagueiro inglês em sua reação.

Um exaltado Holgate, que é mestiço, reclamou então ao árbitro sobre os comentários de Firmino e Madley teve uma conversa na linha lateral com seu quarto árbitro.

Perguntado por um jornalista se Holgate havia acusado Firmino de usar um termo racista, o técnico do Everton, Sam Allardyce, disse: "Eu não vou dizer nada até que qualquer sistema seja usado para descobrir o que aconteceu e o que não aconteceu. Estou aqui para falar de futebol, não de incidentes controversos. Eles serão tratados pelas autoridades."

Allardyce se recusou a dizer se havia discutido o assunto com Holgate.

"Mesmo se eu discuti ou não, eu não falaria para ninguém na coletiva de imprensa. Isso é para outras áreas do clube de futebol. Eu disse ao diretor de Futebol (Steve Walsh) para resolver isso."

O Liverpool afirmou que ajudará a FA nas investigações.

"O clube e o jogador irão cooperar totalmente com as autoridades para garantir que os fatos sejam estabelecidos de uma maneira completa, caso seja necessário ou exigido. Enquanto este processo estiver em andamento, não faremos mais nenhum comentário", disse o Liverpool.

O Liverpool venceu o jogo por 2 a 1.