Topo

Europa se opõe a planos de expansão de Copa do Mundo e Mundial de Clubes

Gianni Infantino, presidente da Fifa, quer expandir a Copa do Mundo já para a próxima edição - Alexander Nemenov/AFP
Gianni Infantino, presidente da Fifa, quer expandir a Copa do Mundo já para a próxima edição
Imagem: Alexander Nemenov/AFP

17/04/2018 11h48

Algumas das maiores ligas de futebol da Europa se opuseram aos planos da Fifa para ampliar a Copa do Mundo de 2022 e edições futuras do Mundial de Clubes, disse o presidente das Ligas Europeias, Lars-Christer Olsson.

A Fifa planeja expandir a Copa de 32 para 48 seleções no torneio de 2026, mas seu presidente, Gianni Infantino, disse estar aberto à possibilidade de adotar a mudança já na Copa de 2022 no Catar.

As Ligas Europeias, um grupo de 32 ligas e associações profissionais de 25 países europeus, são contra a ampliação proposta, que adicionaria dias e partidas ao evento.

"Não estamos preparados para fazer qualquer mudança no calendário para expandir a Copa do Mundo de 2022", disse Olsson ao jornal britânico Times.

"Já fomos flexíveis de permitir que a Copa do Mundo seja disputada no inverno e concordamos com as datas, e não estamos preparados para que a duração da Copa do Mundo seja maior", acrescentou.

Em 2015 a Fifa anunciou que o torneio de 2022 será realizado nos dois últimos meses do ano na tentativa de evitar questionamentos a respeito do calor extremo do Catar em junho e julho, obrigando muitas ligas a fazer grandes alterações em seus calendários.

A entidade global do futebol deve decidir o plano de ampliação para 2022 durante o próximo Congresso da Fifa, em junho.

Infantino também já havia dito que várias empresas estão interessadas em ampliar o Mundial de Clubes, migrando de seu formato atual de oito times para um evento maior com 24 equipes.

"Também se fala de expandir o Mundial de Clubes, e temos reservas sérias sobre isso também. A Fifa parece estar em um ímpeto de expansão. É hora de as pessoas pensarem nos jogadores. Eles precisam descansar. Não pode ser só o dinheiro que decide como o futebol deve ser organizado", acrescentou Olsson.

A Copa do Mundo de 2022 acontecerá entre 21 de novembro e 18 de dezembro, e o Mundial de Clubes é um evento anual desde 2005.