Topo

Alemanha deveria ter cogitado ir à Copa sem Ozil, diz Bierhoff

06/07/2018 11h49

FUT-COPA-ALEMANHA-OZIL-BIERHOFF:Alemanha deveria ter cogitado ir à Copa sem Ozil, diz Bierhoff

Por Karolos Grohmann

MOSCOU (Reuters) - A Alemanha deveria ter cogitado deixar o meio-campista Mesut Ozil fora do elenco da Copa do Mundo depois da polêmica causada por uma foto do jogador com o presidente turco, Tayyip Erdogan, disse o diretor-esportivo da seleção alemã, Oliver Bierhoff.

Ozil, figura central do time campeão na Copa de 2014, e o colega de equipe Ilkay Gundogan, ambos de ascendência turca, tiveram que lidar com uma avalanche de críticas depois de serem fotografados com Erdogan em Londres em maio, e o caso ofuscou seus preparativos para o torneio.

Os atuais campeões mundiais foram eliminados na fase de grupos na Rússia depois de uma série de atuações apáticas, em sua pior campanha na competição em 80 anos.

Ozil jogou na partida de estreia, uma derrota chocante de 1 x 0 para México, e foi apenas sombra do jogador criativo de quatro anos atrás, quando ajudou a Alemanha a conquistar seu quarto título mundial.

Ele não atuou na vitória no último minuto sobre a Suécia, mas voltou à escalação no último jogo da fase de grupos contra a Coreia do Sul, sem causar impacto na derrota de 2 x 0 que tirou a Alemanha do torneio.

"Até agora nunca tivemos que forçar jogadores da seleção a fazerem algo, mas sempre tentamos convencê-los de algo", disse Bierhoff em uma entrevista ao jornal Die Welt nesta sexta-feira.

"Não tivemos sucesso nisso com Mesut, por isso talvez devêssemos ter cogitado ir sem ele (para a Copa do Mundo) pelo ponto de vista esportivo".

À época das críticas, Gundogan reagiu com um comunicado no qual explicou sua posição e disse que não era sua intenção criar um problema político com a foto. Ozil, porém, jamais comentou o assunto, nem depois de se encontrar com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e se ausentar de um dia com a mídia na concentração da seleção na Itália.