Topo

Médicos estão otimistas sobre recuperação de lenda da Fórmula 1 Niki Lauda

Niki Lauda durante o GP da Inglaterra de Fórmula 1, em Silverstone - AP Photo/Luca Bruno
Niki Lauda durante o GP da Inglaterra de Fórmula 1, em Silverstone Imagem: AP Photo/Luca Bruno

04/08/2018 11h16

ESPORTES-F1-LAUDA:Médicos estão otimistas sobre recuperação de lenda da Fórmula 1 Niki Lauda

ZURIQUE/LONDRES (Reuters) - Médicos estão otimistas sobre o estado de saúde do tricampeão de Fórmula 1, Niki Lauda, após uma cirurgia de transplante pulmonar que durou seis horas.

O austríaco de 69 anos passou por cirurgia em Viena na quinta-feira (02).

Sua condição no momento da cirurgia era considerada "extremamente crítica", afirmou o diretor do departamento que realizou a cirurgia em Lauda.

"Nos últimos sete dias o Sr. Lauda sobreviveu apenas com uma bomba, uma espécie de máquina pulmonar-cardíaca", disse o diretor do Departamento de Cirurgia Torácica, Walter Klepetko, em uma entrevista televisionada pela emissora austríaca Oe24, na sexta-feira.

Sem a realização do transplante, a expectativa de vida em tais circunstâncias estaria limitada a dias ou semanas, disse.

"Considerando as circunstâncias não muito fáceis, estamos muito, muito, felizes com o desenvolvimento", disse Klepetko, acrescentando que o hospital publicaria uma atualização ampla sobre o estado de saúde de Nikki posteriormente.

Lauda, que sofreu queimaduras severas em um acidente quase fatal na Fórmula 1, em 1976, e depois se tornou um empreendedor no setor de transporte aéreo, adoeceu recentemente. Ele conquistou seus títulos na categoria nos anos de 1975, 1977 e 1984.

(Reportagem de Brenna Hughes Neghaiwi e Alan Baldwin)