Topo

Marta é a 1ª mulher homenageada na calçada da fama do Maracanã

Marta é homenageada na calçada da fama do Maracanã - Staff Images
Marta é homenageada na calçada da fama do Maracanã Imagem: Staff Images

10/12/2018 18h50

Eleita seis vezes a melhor do mundo, a jogadora Marta deixou a marca de seus pés na calçada da fama do estádio do Maracanã nesta segunda-feira (10). Por ser a primeira mulher a receber a honraria, ela acredita que o feito foi uma vitória no esporte feminino.

"Estou super feliz com esse reconhecimento e foi algo incrível... É mais uma cerejinha do bolo representando todas as meninas e todas as mulheres que lutam no esporte em geral. Espero que não seja a única, e que outras mulheres deixem suas marcas aqui", disse ela.

marta - Staff Images - Staff Images
Imagem: Staff Images

Na calçada da fama do Maracanã, também estão as marcas dos pés de craques como Pelé, Zico e outros que brilharam no estádio carioca e no mundo do futebol. Marta defendeu políticas públicas de incentivo ao futebol feminino nas escolas espalhadas por todo o país, começando pelas categorias de base.

"Peço em nome do esporte, e assim a gente poderá cada vez mais ter oportunidade de representar nosso país e inspirar as crianças a praticarem o esporte", afirmou a camisa 10, que, em 2019, disputará a Copa do Mundo na França. Marta não tem este título.

A jogadora acredita que seus feitos no futebol, bem como as conquistas de outras atletas, têm ajudado e estimulado as mulheres a buscarem cada vez mais espaço na sociedade brasileira.

"Esporte é cultura, te ensina valores e uma ferramenta fundamental para nosso dia a dia", afirmou. "Não sei se daqui a cinco anos vou estar jogando, mas me vejo envolvida no futebol de alguma maneira... Meu pensamento é ajudar", finalizou a atleta de 32 anos.

Além da marca de seus pés, Marta terá um espaço com exposição de outras peças ligadas à sua história, como chuteiras, camisa e troféu que ficarão à disposição dos visitantes do estádio do Maracanã.

A jogadora do Orlando Pride, dos Estados Unidos, é a maior vencedora do prêmio de melhor do mundo entre homens e mulheres: Marta tem seis conquistas. Messi e Cristiano Ronaldo, que não concorrem diretamente contra ela, têm cinco cada.