Topo

Pilotos brasileiros lamentam morte de Dan Wheldon

Dan Wheldon, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos após grave acidente na F-Indy - AP Photo/Ron T. Ennis
Dan Wheldon, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos após grave acidente na F-Indy Imagem: AP Photo/Ron T. Ennis

Do UOL Esporte

Em São Paulo

17/10/2011 06h57

Após a morte de Dan Wheldon, em acidente gravíssimo durante o GP de Las Vegas de Fórmula Indy deste domingo, os pilotos brasileiros lamentaram a fatalidade. Tanto companheiros do inglês na categoria como representantes do país na Fórmula 1 demonstraram sua tristeza e apoio à família de Wheldon.

Helio Castroneves, da Penske, tentou encontrar palavras para descrever o sentimento de perda. “É difícil falar. Dan era uma boa pessoa, meu Deus! Era alguém por quem sentíamos satisfação por conhecer. Ele tem um filho da idade da Mikaella e um bebê de poucos meses. Todos estamos devastados, com o coração pesado. É uma perda imensa. Rezemos para que a alma dele seja recebida com todas as glórias do reino dos céus e dê o apoio à família dele”, disse.

ACIDENTES FATAIS NA FÓRMULA INDY

Outros pilotos da Fórmula Indy também se manifestaram sobre a tragédia. “Não é correto. Isto não deveria ter acontecido. Descanse em paz, Dan”, afirmou Vitor Meira, da equipe AJ Foyt. “Não tenho palavras para descrever a dor. Te vejo do outro lado, meu caro amigo. Sentiremos sua falta”, comentou Tony Kanaan, da equipe KV.

Rubens Barrichello, que corre pela Williams na Fórmula 1, também manifestou seu pesar ao saber da morte de Wheldon. “Acabei de descer do avião com a notícia horrível da morte de Dan Wheldon. Que coisa... lembrarei sempre de nossas risadas na Granja [Viana]. Vá em paz”, escreveu em seu perfil oficial no Twitter, lembrando quando correu de kart com Wheldon.

Rubinho, que disse “sentir um baita buraco pelo peito”, ainda enviou forças a Kanaan. “Força aí, mano. Que coisa mais terrível... O que puder fazer pela família me fale”, postou o piloto no microblog.

Felipe Massa, piloto da Ferrari, soube da notícia ao chegar a Paris. "É uma coisa terrível. Um piloto jovem, de apenas 33 anos, casado e com dois filhinhos pequenos, de dois anos e seis meses... Wheldon era um cara legal e rapidamente virou da turma. A morte dele me deixou muito triste. Espero que os familiares e amigos tenham forças para atravessar este momento tão difícil", disse.

Emerson Fittipaldi, ex-piloto de F-1 e F-Indy, também enviou condolências aos familiares de Wheldon. “Dia muito triste! 2 vezes campeão da Indy 500! Grande Campeão! As minhas condolências e meu amor aos familiares de Dan Wheldon! Da família Fittipaldi.”, escreveu pelo Twitter.

Wheldon, de 33 anos, morreu após se envolver em um gravíssimo acidente no início do GP de Las Vegas de F-Indy. Com apenas onze voltas, quinze carros se envolveram na batida. O inglês foi retirado às pressas por helicóptero do autódromo, mas não resistiu aos ferimentos. Em sua homenagem, foram dadas 5 voltas no circuito pelos carros que restaram. A corrida, em que Wheldon corria como convidado por US$ 2 milhões, foi cancelada.

O inglês foi campeão da Indy em 2005 e estava correndo a sua terceira prova na temporada. Em uma delas, a famosa Indy 500, Wheldon venceu após uma batida na última volta do GP. Para o ano que vem, ele era cotado para substituir Danica Patrick na Andretti Autosport. Ao total, foram 16 vitórias nos seus nove anos de carreira.

A última morte na F-Indy havia sido em 2006, quando o piloto Paul Dana se envolveu em um acidente durante treino de aquecimento em Miami. Em corrida, o último acidente fatal havia ocorrido com o canadense Greg Moore no GP de Fontana em 1999.