Topo

Equipes e pilotos lamentam morte do italiano Simoncelli na MotoGP

Italiano Marco Simoncelli, no GP da Malásia, em 19 de outubro de 2008 - EFE/ALESSANDRO DELLA VALLE
Italiano Marco Simoncelli, no GP da Malásia, em 19 de outubro de 2008 Imagem: EFE/ALESSANDRO DELLA VALLE

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/10/2011 13h23

Após a morte do italiano Marco Simoncelli no GP da Malásia de MotoGP, neste domingo, várias personalidades do circuito se comoveram com a situação. A morte aconteceu num acidente envolvendo Simoncelli, Colin Edwards e Valentino Rossi, logo no início da corrida.

O campeão da MotoGP de 2011, o australiano Casey Stoner, lamentou o ocorrido e disse que são momentos como esse que demonstram o quão a vida é preciosa. "Marco era um bom e talentoso rapaz. Algumas vezes fui um pouco duro com ele, por exemplo: depois do seu primeiro pódio na MotoGP eu disse: 'foi um pódio com sorte', e ele ficou bravo. Mas eu queria motivá-lo porque sabia que ele era capaz de mais", contou, dizendo também que sentia muito pela família do italiano.

 

O piloto brasileiro Rubinho Barrichello também deixou uma mensagem ao italiano. "É meus amigos, foi extremamente doloroso ouvir hoje de manhã a notícia da morte de Simoncelli. Vá em paz amigo, tu eras um grande. Dor", postou em seu Twitter.

O espanhol Pol Espargaro, apesar de conquistado o terceiro lugar no circuito da Malásia da Moto2, não pôde comemorar tanto. "Foi um pódio que inicialmente me trouxe uma alegria, mas que logo se converteu num pesadelo, quando fiquei sabendo da morte de Simoncelli", disse o piloto.

O Comitê Olímpico Italiano (CONI) declarou que todas as modalidades italianas devem prestar um minuto de silêncio ao piloto. "A morte de Simoncelli me doeu profundamente e me deixou desolado. A vida é sagrada e não se deve morrer aos 24 anos por uma carreira", afirmou o presidente do comitê, Gianni Petrucci, que disse ainda ser esse o dia mais triste da sua presidência.

Pelo Twitter, o piloto espanhol Jorge Lorenzo também prestou sua homenagem. "Não sei o que dizer num dia assim... Somente que sentiremos sua falta. Descanse em paz Marco", postou em seu micro blog, o espanhol que foi campeão do mundo em 2010.

As equipes do circuito também se manifestaram. A italiana Ducati, dos pilotos Nicky Hayden e Valentino Rossi, emitiu um comunicado dizendo que toda a equipe sentia muito pela morte de Simoncelli e que juntava-se à dor do acontecimento. "Sempre recordaremos Marco por seu sorriso, seu entusiasmo, grande coração e pelas incríveis emoções que experimentou nos últimos anos. Ele é um dos nossos", concluía a nota.

Assim como a Ducati, a fabricante japonesa Yamaha mostrou-se solidária com a situação. "Marco era um competidor digno e uma estrela em ascensão na MotoGP. Vamos sentir profundamente sua falta. Ele será lembrado por todos", disse por meio de um comunicado.

O Governo italiano também decidiu se manifestar. A ministra italiana da Juventude, Giorgio Meloni, expressou sua tristeza pela morte de Simoncelli e disse que o piloto era exemplo de "educação e paixão esportiva para os jovens". "Estou profudamente triste com a morte de Marco Simoncelli, um jovem campeão que tanto nas pistas como na vida, jamais renunciou de seu sorriso", completou.

A notícia da morte de Simoncelli chegou até mesmo ao mundo do futebol. O jogador da seleção brasileira e do Liverpool, Lucas Leiva, postou em seu twitter mensagens de conforto à família do piloto. "Que triste noticias sobre a morte de Simoncelli. Que Deus conforte sua família", escreveu Lucas.