Topo

Marco Simoncelli morre após sofrer grave acidente no GP da Malásia de MotoGP

Simoncelli não resistiu aos ferimentos sofridos após grave acidente no GP da Malásia - Reprodução/TV
Simoncelli não resistiu aos ferimentos sofridos após grave acidente no GP da Malásia Imagem: Reprodução/TV

Do UOL Esporte

Em São Paulo

23/10/2011 07h11

O GP da Malásia de MotoGP foi marcado por uma tragédia. O piloto Marco Simoncelli morreu neste domingo após sofrer um gravíssimo acidente no circuito de Sepang.

Simoncelli sofreu uma queda logo no início da corrida. Poucos minutos após a largada, ele perdeu o controle de sua moto. Logo em seguida, o piloto foi atingido em cheio por Colin Edwards e Valentino Rossi.

ACIDENTES FATAIS NA MOTOVELOCIDADE

No acidente, Simocelli perdeu seu capacete e ficou de bruços na pista, em cena chocante. Ele foi atendido rapidamente pela equipe médica e levado de helicóptero para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Os médicos tentaram reanimar Simoncelli por cerca de 45 minutos, mas sem sucesso. “Ele entrou em parada cardiorrespiratória como consequência do forte impacto que recebeu na cabeça, pescoço e peito. Foi feita a entubação e realização de manobras de recuperação durante mais de 45 minutos, mas nenhuma delas teve êxito. Às 16h56 [horário malaio], declarou-se oficialmente a morte do piloto”, explicou o diretor médico Michele Macchiagodena.

Em nota oficial, os organizadores do GP da Malásia manifestaram seu pesar com a morte do italiano: “Todos os que trabalham na MotoGP querem expressar suas mais profundas condolências à famílias, amigos e à equipe de Marco após esta trágica perda.”

A corrida foi cancelada cerca de 40 minutos após o acidente. Valentino Rossi não se machucou; já Edwards teve o ombro deslocado. Os espectadores que foram ao circuito de Sepang arremessaram vários objetos na pista, como garrafas de plástico e latas.

O italiano, de 24 anos, foi campeão mundial em 2008 nas 250 cilindradas. Há cerca de um ano, o japonês Shoya Tomizawa morreu durante o GP de San Marino, em prova da categoria Moto2.

A morte de Simoncelli causou comoção na Itália. O jornal La Gazzetta dello Sport estampou uma foto do piloto em sua página com a manchete “Adeus, Supersic”, referindo-se ao apelido de Marco. O Corriere dello Sport também dá grande destaque à tragédia, com ênfase à forte cena na qual Simoncelli aparece de bruços na pista sem o capacete.

Fanático torcedor do Milan, Simoncelli também foi homenageado na rodada deste domingo do Campeonato Italiano. Em todas as partidas do dia, haverá um minuto de silêncio em sua memória. O Milan entrou em campo de luto. Na partida fora de casa contra o Lecce, os jogadores usaram uma braçadeira preta em seus uniformes como sinal de luto.